‘O patinho feio se transformou em um belo cisne. Assim tem sido visto o seguro DPVAT que até pouco tempo atrás era um grande desconhecido. "Minha vizinha recebeu mais de R$ 10 mil quando o marido dela morreu de acidente de carro. Foi mais fácil ela receber do que pronunciar o nome desse seguro" conta a diarista Virginia da Silva que reside e trabalha em São Paulo.
A vizinha de Virginia é uma das várias pessoas que descobriram o DPVAT por meio da campanha veiculada em televisão aberta pela Líder Seguradora administradora do seguro obrigatório. Aos poucos o DPVAT deixa de ser visto como um "imposto" uma vez que o pagamento é obrigatório aos proprietários de veículos geralmente junto com o licenciamento e passa a ser visto como um benefício para a população.
Em 2012 507.915 indenizações pagas por morte invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares foram pagas pela seguradora no país o que representou R$ 28 bilhões. O crescimento do número de indenizações em 2012 foi superior ao aumento da frota que ficou em 79% quando comparado com 2011 chegando a 744 milhões de veículos.
Ricardo Xavier presidente da Líder conta que o aumento no número de pagamento de indenizações é consequência do foco da administração perante a sociedade em aumentar o conhecimento do cidadão sobre o direito ao seguro. "Qualquer vítima de acidente de trânsito ou seus beneficiários podem solicitar a indenização nas mais de 63 mil agências do correio ou mesmo nas unidades das 72 seguradoras que fazem parte do pool do DPVAT" afirma. (DB)
Fonte: Valor’