‘
· a educação integral de qualidade e inclusiva para todos os meninos meninas e adolescentes até a idade mínima para admissão ao emprego;
· políticas educativas que previnam o problema do trabalho infantil pela garantia de educação de qualidade com recursos e qualificação adequadas;
· uma educação para a sensibilização sobre a necessidade de debater o problema do trabalho infantil.
O trabalho infantil um obstáculo para a educação
Segundo estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho 165 milhões de crianças de
O trabalho infantil está diretamente vinculado à pobreza. Uma família com baixa renda pode não dispor de meios suficientes para garantir a educação de suas crianças. Além disso a família pode depender da contribuição financeira que a criança trabalhadora traz para a complementação da renda familiar e considerar essa contribuição mais importante do que o acesso à educação. Adicionalmente quando uma família tem que escolher entre enviar seus filhos ou suas filhas à escola em geral as meninas saem perdendo.
Hoje mais do que nunca as crianças necessitam de educação e formação integrais e de qualidade se desejam adquirir as qualificações necessárias para obterem êxito no mercado de trabalho. Entretanto em muitos países as escolas às quais as famílias de baixa renda têm acesso não dispõem de recursos e nem estão adaptadas às suas necessidades. Instalações limitadas classes lotadas e carência de professores com formação adequada são alguns dos elementos que contribuem para um baixo nível educacional.
Através dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) as Nações Unidas e a comunidade internacional estipularam metas para garantir que todas as crianças completem a educação básica e para que se reduzam as desigualdades de gênero na educação até 2015. Estas metas só poderão ser alcançadas se solucionados os fatores que geram o trabalho infantil e que impedem que as famílias de baixa renda enviem seus filhos a escola.
Entre as principais medidas que devem ser adotadas figuram:
– oferecer uma educação primária gratuita e obrigatória;
– eliminar os obstáculos da educação de meninas;
– assegurar que as crianças tenham acesso a escola e a um ambiente de aprendizagem seguro e de qualidade;
– facilitar a nivelação da educação de crianças e adolescentes em defasagem com o sistema de educação formal;
– abordar o problema do déficit mundial de professores e assegurar um corpo docente com formação profissional adequada e condições de trabalho decente;
– reforçar as leis sobre trabalho infantil e educação em atendimento às normas internacionais;
lutar contra a pobreza e criar oportunidade de trabalho decente para os adultos;
– aumentar a sensibilização para a necessidade de eliminar o trabalho infantil.
Direitos humanos e desenvolvimento
Direito a uma educação ocupa uma posição central entre os direitos humanos por ser essencial para o desenvolvimento e exercício de outros direitos. Constitui o meio pelo qual as crianças e adolescentes econômicos e socialmente excluídos podem sair da pobreza. Além disso crianças que se beneficiem com a educação são mais propensas a proporcionarem a educação a seus próprios filhos.
Investir na educação é também uma decisão economicamente válida. Um estudo recente confirma que eliminar o trabalho infantil e substituí-lo por uma educação universal oferece grandes benefícios econômicos além dos benefícios sociais. Em termos gerais tais benefícios superam os custos em uma relação superior de 6 para 1.
Dia mundial 2008
A esperança segundo a OIT é que o Dia mundial contra o trabalho infantil 2008 seja extensamente sustentado pelos governos organizações de empregadores e de trabalhadores agências das Nações Unidas por todos aqueles interessados na promoção da educação e na luta contra o trabalho infantil.
A OIT estende este convite a todos e suas organizações a participarem do Dia mundial de 2008; numa união e ú;nica voz ao movimento mundial contra o trabalho infantil. (Com OIT)
Mais informações:
Organização Internacional do Trabalho Escritório no Brasil Setor de Embaixadas Norte Lote 35 – Brasília – DF / Brasil – 70800-400
Contatos: +55.61.2106-4600 Fax: +55.61.3322-4352 E-mail: brasilia@oitbrasil.org.br
‘