‘Aconteceu nesta quarta-feira (05/11) em São Paulo reunião específica entre a CONTEC e o Banco Itaú/Unibanco para tratar de assuntos de interesse de seus funcionários. Estavam presentes Rumiko Tanaka (Diretora de Finanças da CONTEC e coordenadora da mesa de negociação Itaú/Unibanco); Isaú Chacon (presidente da Fenespic); Agnaldo Viana (FEEB MG/GO/TO/DF); Marco Aurélio de Souza e Júlio César Marinda (base da FEEB PR do Seeb Ponta Grossa); Gustavo Pádua Filho (base FEEB AL/PE/RN); Aparecido Ferreira Camargo Claudinei de Matos Peris e Nilson Antônio dos Santos (base da Feeb SP do Seeb Franca); Crispim Batista (presidente do Sintec/TO).
Durante o encontro foram debatidos vários assuntos gerais entre eles: questões ligadas à segurança de trabalho saúde e condições físicas das agências. Os temas foram amplamente debatidos no entanto o de maior destaque foi a questão dos planos de saúde.
A representação dos funcionários do Banco relatou dificuldades encontradas em algumas regiões quanto à aceitação do plano de saúde Unimed tanto para realização de exames como para consultas médicas.
Para solucionar os problemas a CONTEC propôs promover encontros regionais nas bases das federações para diagnósticos e análise profunda dos problemas em cada região com relação à Unimed rede de conveniados convênios laboratoriais e outros. A proposta da CONTEC foi acatada pelo Banco Itaú que ficou de elaborar calendário específico para essas reuniões.
Com relação ao plano odontológico foram colocados alguns problemas que deverão ser tratados na reunião específica de Saúde Itaú/Unibanco. Na oportunidade também serão tratadas questões voltadas aos dependentes e agregados a precificação do plano de saúde tabelas de referências além revisão do atual plano de saúde.
O Banco informou que irá também agendar reunião específica para tratar especificamente do novo PCR Itaú/Unibanco. Isto tendo em vista que o atual já teve sua vigência finalizada.
CUMPRIMENTO DE METAS – Na ocasião a Contec propôs que não fosse exigido principalmente de caixas a venda de produtos. Isto porque com o grande número de demissões registradas nos últimos tempos os caixas estão sobrecarregados de tarefas tendo agências com apenas um caixa. A exceção ao pedido da CONTEC seria para aqueles caixas que efetuassem a venda dos produtos espontaneamente.
NOVAS CONTRATAçõES – A representação dos funcionários relatou que tem ocorrido a prática de cobertura de férias com funcionários volantes sendo alguns contratados apenas para substituição. A CONTEC pediu a contratação de mais funcionários para as agências de forma geral para evitar essa prática e melhorar o atendimento nas agências.
Também foi colocado que a gestão da área operacional e comercial tem gerado problemas já que as agências estão trabalhando com mínimo de funcionários e a necessidade de cumprimento de metas exageradas.
SEGURANçA – O banco Itaú/Unibanco informou que para a proteção dos caixas contra assaltos já instalou biombos em várias agências do país. No entanto a representação dos funcionários questionou a medida do banco de retirar os vigilantes armados em algumas agências.
A CONTEC propôs que seja elaborado um plano de proteção aos trabalhadores dos bancos com a parceria dos governos federal estadual e municipal; CONTEC; federações; sindicatos; e o Banco Itaú/Unibanco. Sugestão que foi acatada pelo Itaú/Unibanco.
Ficou agendada nova reunião da Comissão Específica do Banco Itaú/Unibanco no dia 27/11 às 10h às 13h em São Paulo para tratar de Segurança Bancária.’