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A GM não identificou nem o preço nem o comprador potencial mas acrescentou que a transação salvará cerca de 3.000 postos de trabalho nos Estados Unidos.
O acordo estipula que o comprador realizará um investimento significativo para financiar o futuro dos produtos Hummer segundo a GM. Além disso a fábrica da GM em Shreveport em Louisiana (EUA) continuará contratando a montagem dos modelos H3 e H3T pelo menos durante 2010.
A General Motors declarou ontem a maior quebra industrial da história dos Estados Unidos ao obter a permissão do Tribunal de Falências em Manhattan (Nova York) para vender seus ativos após acumular uma dívida de US$ 1728 bilhões.
O principal interessado nos ativos da GM é o Departamento do Tesouro dos EUA que dará à empresa fundada há 100 anos bilhões de dólares para se transformar em seu principal acionista.
A General Motors passará por uma grande reestruturação e em um prazo de 60 a 90 dias emergirá nos Estados Unidos como uma nova companhia sustentada em suas marcas Cadillac Chevrolet Buick e GM.
Opel
Filial alemã da GM a Opel recebeu a primeira ajuda financeira estatal com o primeiro lance para um empréstimo ponte no valor de 300 milhões de euros (US$ 423 milhões). A Opel informou hoje que esta injeção financeira garante sua continuidade apesar do pedido de concordata da matriz. O ministro de Finanças alemão Peer Steinbruck anunciou o pagamento à montadora do primeiro lance do empréstimo ponte – financiamento emergencial utilizado antes de uma outra transação – do Estado cujo valor total é de 15 bilhão de euros (US$ 2115 bilhões) garantido pelo Governo alemão e pelos Estados federados.
Em declarações à emissora pública de rádio Deutschlandfunk Steinbruck ressaltou que ao contrário do que foi inicialmente previsto o grupo austríaco-canadense Magna o novo acionista majoritário da Opel não será obrigado a participar desse financiamento para o resgate da montadora.
Graças a um trabalho rápido e levando em conta questões relacionadas com a concessão de ajudas estatais fomos capazes de entregar hoje à Opel a primeira parte do empréstimo ponte aprovado pelo Estado disse Steinbruck.
A Comissão Europeia órgão executivo da União Europeia (UE) espera que o Governo alemão envie um relatório nos próximos dias sobre a ajuda financeira concedida à Opel mas destacou que a princípio a medida não requer autorização de Bruxelas.
O porta-voz de Concorrência da UE Jonathan Todd declarou em entrevista coletiva que houve contatos nas últimas horas entre Berlim e a Comissão. Não se trata de uma notificação formal disse Todd lembrando que Bruxelas já autorizou a Alemanha a iniciar um esquema de empréstimos a empresas que atravessem dificuldades resultantes da crise financeira – como é o caso da Opel.
A Magna e seus sócios russos Gaz e Sberbank devem adquirir 55% da Opel enquanto a General Motors manterá outros 35%. Os 10% restantes ficariam nas mãos dos funcionários segundo o que foi acordado no final de semana passado com o Governo alemão.
Fonte: UOL
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