‘O Sintec – TO esteve em reunião na noite de ontem dia 20 com os funcionários do Banco da Amazônia em Palmas. Na ocasião foram discutidas as ações relativas a 7° e 8° horas da categoria. Estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Bancários Crispim Batista o diretor Jurídico Clésio de Alencar e o representante da Aeba Romildo Pedreira.

Esteve em pauta para discussão os direitos dos bancários referente a 7° e 8° horas de trabalho. Durante a reunião foi decidido que o SINTEC-TO irá entrar com numa ação na justiça contra o Banco da Amazônia para que a empresa respeite o direito a 7° e 8° horas dos seus funcionários. A ação será referente a todos os cargos e funções.

Entenda

Segundo é previsto em lei a duração normal do trabalho dos empregados em bancos casas bancárias e Caixa Econômica Federal deverá ser de 6 horas contínuas nos dias úteis com exceção dos sábados completando um total de 30 horas de trabalho por semana.

Embora esteja previsto em lei a quantidade de horas a ser trabalhada pelos bancários a maioria exerce a jornada de trabalho de 8 horas diárias em função do cargo que exercem na instituição financeira. Mas para que a categoria possa ter seus direitos garantidos o Sintec – TO entrará com uma ação contra o Banco da Amazônia para que todos os funcionários independentes dos cargos e funções trabalhem 6 horas e não tenham redução no atual salário.

Na ação o sindicato também pedirá que o banco pague as horas extras dos últimos cinco anos. A 7° e 8° horas trabalhadas representam três horas em função do adicional de 50% da hora extra constante do acordo coletivo.’

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.