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Os bancos voltaram a exibir lucros recordes nos seus balanços mas Portugal diz que não há nada de especial nisso. O ano passado foi muito bom para a economia com crescimento de 75% recuperação de consumo e o setor corporativo como um todo mostrou resultados muito bons afirma. Os bancos também ganham com a expansão da economia com o aumento de 20% no volume de crédito queda da inadimplência e aumento do volume de serviços prestados.
Não foram apenas os bancos que lucraram mais argumenta. Só para dar um exemplo: os lucros da Vale e da Petrobras somados chegam a R$ 65 bilhões disse. é quase 50% mais do que a soma dos lucros dos dez maiores bancos do país que chegou a R$ 45 bilhões.
Na Febraban como primeiro administrador profissional que coloca fim na tradição de presidentes de grandes bancos se revezarem também no comando da associação Portugal diz que uma das suas principais funções será dialogar internamente com o sistema bancário. é um sistema bancário heterogêneo e sua fortaleza decorre muito do fato de que temos bancos públicos estrangeiros e privados nacionais bancos grandes médios e pequenos afirma ele. Minha função será ouvir todos os segmentos e conversar com governo executivo legislativo e judiciário.
Na interlocução com o governo deve ajudar muito a sua larga experiência desse outro lado do balção. Funcionário de carreira do Ipea principal centro de estudos econômicos do governo Portugal foi secretário do Tesouro Nacional durante a implantação do Plano Real ajudando a dar consistência às contas públicas em um período em que não havia um aparato institucional como agora incluindo uma lei de responsabilidade fiscal.
Entre idas e vindas Portugal também tem mais de dez anos de experiência no Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 1998 tornou-se o representante brasileiro no organismo exatamente quando o país enfrentava uma grave crise e teve que pedir socorro. Ele voltou ao Brasil em 2005 para assumir a secretaria-executiva do Ministério da Fazenda e no fim de 2006 estava de novo em Washington para assumiu o terceiro cargo mais importante no FMI. No mesmo período o Brasil se tornou credor do organismo.
Mudou muito a imagem do Brasil no FMI de um período para outro? Claro mas o Brasil sempre teve mesmo no período de crise um tratamento muito positivo afirma. O FMI nunca impôs nenhuma solução. Exemplo: a pedido do governo o FMI aceitou que o Brasil mantivesse seu regime de câmbio fixo em 1998 embora defendesse maior flexibilidade. Os empréstimos ajudaram muito o Brasil naquela época mas é lógico que é muito mais agradável e prazeroso um relacionamento com o FMI como o que temos agora quando em vez de tomar emprestado estamos emprestando para eles.
Na sua volta ao FMI Portugal enfrentou um período de turbulência global. O momento mais crítico foi imediatamente após a falência do Lehman Brothers em outubro de 2008 onde realmente o pânico e a desconfiança tomaram conta dos sistemas financeiros afirma. ‘Tivemos relatos de vários países membros onde ocorriam saques elevados em agências bancárias e houve um travamento completo dos mercados interbancários.
O FMI reconhece Portugal falhou na crise porque assim como outras instituições públicas e privadas não conseguiu alertar suficientemente para os riscos. Em alguns de seus documentos como seu relatório de estabilidade financeira chegou a fazer menções ao problema das hipotecas subprime nos EUA e o papel das agências Fannie Mae and Freddie Mac. Mas faltou colocar os pingos nos is e acho que o FMI já reconheceu isso já fez a mea culpa e iniciou várias tentativas para corrigir os problemas afirma. Hoje está muito mais preparado.
O combate à crise foi possível graças à colaboração entre os países em fóruns mundiais como o G-20 mas agora essa coesão está se esvaindo agora que parte do mundo volta a crescer de forma mais acelerada. Isso é uma coisa natural nada melhor para concentrar mais a atenção do que o medo afirma.
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