Nem sempre demonstrar muita seriedade é a chave para se dar bem profissionalmente. O bom humor pode ser um caminho eficiente e agradável para construir bons relacionamentos garantir sucesso no mercado de trabalho e desenvolver a carreira. Especialistas em recursos humanos garantem que o bom humor pode ajudar e muito na ascensão profissional.
Um estudo da Robert Half publicado no site da revista Forbes mostra que 90% dos executivos acreditam que o bom humor é importante para o progresso na carreira e 84% acreditam que as pessoas bem-humoradas fazem um trabalho melhor em relação às outras. Outro estudo citado pelo site é do Bell Leadership Institute que descobriu que as duas características mais desejáveis em líderes são a ética de trabalho e um bom senso de humor.
Há várias boas razões para ver mais graça no trabalho do dia a dia (veja quadro). A consultora Mirella Nery Batista diretora da Evoluer Consultoria Empresarial lembra que hoje o principal ponto de desempenho de uma pessoa no mercado de trabalho é o bom relacionamento que ela é capaz de construir. O bom humor é fundamental em qualquer relacionamento.
Resultados
O bom humor alivia descontrai e deixa a pessoa mais criativa e espontânea” adverte Mirella. Mais descontraída o profissional consegue enxergar mais possibilidades e garante melhores resultados. Segundo ela no trabalho de gestão de pessoas a prioridade é as pessoas desenvolverem relacionamentos que fazem parte de tudo da vida.
Para a consultora quem quiser melhorar seu desempenho e obter melhores resultados no trabalho precisa se relacionar bem com seus colegas diretos com seus superiores imediatos clientes e fornecedores. Não são raros os casos de pessoas que não conseguem desenvolver a carreira por dificuldades de relacionamento. “Pessoas que não conseguem se projetar profissionalmente muitas vezes não conseguem se relacionar bem com seus colegas não obedecem hierarquia e não sabem ficar numa situação de paridade com os colegas. Estão sempre em competição” explica.
Para Aline Lumi Takushi diretora de Consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos com bom humor o ambiente fica mais leve e o trabalho flui com mais facilidade. Claro que isso inclui bom senso em não fazer piadinhas fora de hora ou ser indiscreto. “Mas é bom lembrar que funcionários mal-humorados e que não gostam de se relacionar com os colegas não são vistos com bons olhos pela equipe e pela empresa” adverte a consultora.
Otimismo
De acordo com o site rh.com um colaborador com bom humor é uma pessoa educada gentil e sempre está com um sorriso no rosto ao lhe cumprimentar. Mas a característica mais forte desse talento é ser otimista mesmo diante de situações adversas e mais que isso ele consegue mais respostas rápidas e criativas para essas mesmas situações.
A publicação da revista Forbes adverte que todos os profissionais gostam de trabalhar com pessoas mais amigáveis com quem gostam de estar perto e de conviver. Mas para a especialista em carreiras Lynn Taylor é preciso demonstrar um humor bem colocado em cada situação ou seja nada de ofender colegas de trabalho ou gestores.
A especialista em carreiras Laura Vanderkan lembra que é preciso ser engraçado sem ofender ninguém. “Todos preferem se divertir no trabalho. Ninguém deve se sentir como um escravo neste ambiente” disse Lynn Taylor à Forbes.

Fonte: Jornal O Popular’

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