Antes mesmo da reunião com os três maiores bancos públicos federais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou ontem que o maior problema do mercado de crédito no Brasil não é baixa liquidez ou má vontade das instituições financeiras mas o medo dos trabalhadores de perder o emprego. Para Lula o temor generalizado pode levar a uma crise de fato. Segundo ele este é o momento de os brasileiros que não estão endividados fazerem bons negócios e ajudarem a movimentar a economia.
– O problema não é falta de dinheiro é que as pessoas estão com medo. Na medida em que a gente fala todo dia de crise as pessoas que estão trabalhando vão ficando com medo de perder o emprego. Por conta do medo de perder o emprego as pessoas não fazem compras não fazendo compras o que pode acontecer? O desemprego de que elas tanto têm medo.
Governo está determinado a devolver liderança ao BB
Lula se reuniu ontem por mais de quatro horas com o ministro da Fazenda Guido Mantega o presidente do Banco Central Henrique Meirelles e dirigentes do Banco do Brasil da Caixa Econômica Federal e do BNDES. Segundo Lula com seu discurso o governo não quer incentivar os endividados a fazerem compras. Essas pessoas disse o presidente têm De pagar suas contas e evitar novas despesas. Mas os que não estão endividados devem aproveitar as oportunidades sem gastar mais do que ganham.
– Essa é a hora de as pessoas aprenderem a fazer bons negócios a comprar o carro mais barato comprar televisão mais barata sempre com o cuidado de não gastar mais do que ganha. Se nós não tivermos essa consciência e todo mundo resolver colocar o pouquinho que tem embaixo do colchão aí sim as pessoas não vão comprar as fábricas não vão produzir as lojas não vão vender e aí a gente pode ter desemprego – disse Lula que brincou com os jornalistas:
– E vocês tomem cuidado porque os jornais também ficam aí à venda vocês perderão os empregos de vocês.
Lula recebeu ontem o presidente da Indonésia Susilo Bambang Yudhoyono e os dois concordaram que o estreitamento das relações comerciais entre os dois países vai ajudá-los a enfrentar a crise mundial.
O governo está determinado a fazer com que o Banco do Brasil volte a ser líder depois que perdeu a posição quando o Itaú se uniu ao Unibanco. Ontem Lula esteve reunido com Guido Mantega e o presidente do BB Antonio Lima Neto entre outras autoridades para discutir a compra do estatal paulista Nossa Caixa. Hoje Lula deve receber o governador de São Paulo José Serra e o negócio pode ser sacramentado.