‘Muitos serviços bancários ainda são alvos de reclamações de clientes. A demora na fila cobranças indevidas taxas irregulares e deficiência na informação são alguns dos principais problemas apontados pelo consumidor. Prova disso é que as reclamações contra o segmento não param de crescer.
De acordo com levantamento do Banco Central (BC) só em fevereiro deste ano foram registradas 2.384 reclamações com uma alta de 961% sobre janeiro quando as queixas tinham caído 13%. Referente ao mesmo período de 2013 foram registradas 1.777 reclamações.Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes o Santander Brasil manteve a liderança no número de queixas.
No ranking geral de reclamações os débitos não autorizados lideram a lista com 379 ocorrências. Nesse caso o Santander é líder com 97 reclamações procedentes seguida por Banco do Brasil (79) e Caixa (73).
O segundo maior número de reclamações refere-se à cobrança irregular por serviços não contratados e teve 227 reclamações com liderança da Caixa (92 ocorrências) seguida por Banco do Brasil (53) e Bradesco (33).
A prestação do serviço de conta salário de forma irregular foi a terceira maior fonte de reclamação com 193 ocorrências. Santander é líder novamente com 70 queixas Banco do Brasil fica em segundo com 40 casos e Bradesco com 22.
O cliente que sentir prejudicado pode procurar o Procon Banco Central Ministério Público e formalizar sua reclamação. Confira a lista com os telefones de alguns órgãos:
Viviane Moreira De Jesus
Chefe de Núcleo Regional de Atendimento em Palmas
Quadra 104 Sul Rua SE 09 Lt 36 – CEP: 77.020.024 Palmas/TO
E-mail: gerencia@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3218 6966/6974 Fax: (63) 3218 2341 Cartório do Núcleo: (63)3218-6974
Jamila Fernandes Castro De Lima
Chefe de Núcleo Regional de Atendimento em Taquaralto
Rua 10 Quadra 34 Lt 02 Sala 02 – CEP: 77.270.000 Palmas/TO
E-mail: taquaralto@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3218 6980/6979
Pedro Pereira Filho
Chefe de Núcleo Regional de Atendimento em Porto Nacional
Rua Bartolomeu Bueno 2129 – CEP: 77.500.000 Porto Nacional/TO
E-mail: portonacional@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3363 5918/5934/1530 Fax: (63) 3363 5934
Franklin Rodrigues S. Lima
Chefe de Núcleo Regional de Atendimento em Araguaína
Av. Paranaíba nº 1.743 sala 02 centro – CEP: 77.803.100 Araguaína/TO
E-mail: araguaina@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3414 8333/3421 1027/4048
Rannyer Figueira Milhomem
Chefe de Núcleo Regional de Atendimento em Gurupi
Av. Maranhão 1225 Quadra 44 Lt 01 – CEP: 77.410.020 Gurupi/TO
E-mail: gurupi@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3312 2600/8220/3316 2184
Consuelo Aparecida Julião
Chefe de Núcleo Regional de Atendimento em Guaraí
Av. Goiás 2097 centro – CEP: 77.700.000 Guaraí/TO
E-mail: guarai@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3464 4577/4880
Jazi Antunes Teixeira
Chefe de Núcleo Regional de Atendimento em Araguatins
Rua Bartolomeu Bueno da Silva 1032 – CEP: 77.950.000 Araguatins/TO
E-mail: araguatins@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3474 2600/2258
Ana Nunes da Silva
Chefe de Núcleo Regional de Atendimento em Dianópolis
Rua do Ouro 203 Setor Novo Horizonte – CEP: 77.300.000 Dianópolis/TO
E-mail: dianopolis@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3692 1745
Maria Aparecida Gomes Pereira
Chefe de Núcleo Regional de Atendimento em Tocantinópolis
Av. Nossa Senhora de Fátima 1327 – CEP: 77.900.000 Tocantinópolis/TO
E-mail: tocantinopolis@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3471 3434/3435
Silvio Laureano Cardoso
Chefe de Núcleo de Atendimento em Colinas do Tocantins
Av. TO 1668 – CEP: 77.760.000 Colinas do Tocantins
E-mail: colinas@procon.to.gov.br
Telefones: (63) 3476 5150
Banco Central
Fone: 0800-979-2345
Horário: das 8h as 20h nos dias úteis
Ministério Público do Tocantins
Endereço: 202 Norte Av. Lo 4 Conj. 1 Lotes 5 E 6 Plano Diretor Norte – CEP 77.006-218 Palmas-To.
Fone: (63)3216-7600
Endereço: Rua José de Brito Soares 631 setor Anhanguera Araguaína-To.
Fone: (63) 3412-3166
Endereço: Avenida Rio Grande do Norte 228 CEP 77410-080 Gurupi-TO
Fone: (63) 3312-1369
Procuradoria da República no Estado do Tocantins
Endereço: 104 Norte Rua NE 03 Conjunto 02 Lote 43 CEP 77006-018 Palmas-To.
Fone/Fax: (63) 3219-7200
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Endereço: Quadra 502 Sul Avenida Joaquim Teotônio Segurado Paço Municipal- ao lado do Fórum Palmas–TO.
Fone: 63.3218.2012 | CEP: 77.021-654
Quer reclamar da espera nas filas? Siga as orientações:
1. Procure o banco e tente resolver amigavelmente. é aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio).
2. Ouvidoria: Se o seu problema não for resolvido ou se demorar pra ser atendido procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar por meio de uma linha 0800 um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes.
3. Registre reclamações no Branco Central (Bacen). é importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores.
4. Procure a Justiça. Caso não haja solução diretamente ou via Procon recorra á Justiça.
5. Outra providência que você poderá tomar: Procure a imprensa (TVs sites rádios). Muitos destes meios de comunicação têm espaços reservados para as queixas dos consumidores.’