O Tesouro Direto – sistema de negociação de títulos do governo federal via internet – divulgou em seu site o ranking dos agentes de custódia por número de operações em junho. Essas instituições são responsáveis pela negociação dos títulos no sistema.
Segundo o Tesouro dois bancos federais ocupam os primeiros lugares. Na liderança aparece o Banco do Brasil seguido pela Caixa Econômica Federal (CEF). Pelas últimas informações do ranking sobre as taxas cobradas pelas instituições financeiras no Tesouro Direto o Banco do Brasil cobra 050% ao ano para realizar operações no sistema. Já no caso da Caixa o custo é de 040% ao ano.
Em terceiro lugar aparece a corretora Socopa que pelo ranking de custos não cobra taxas nas operações do Tesouro. Algumas corretoras optam por não cobrar a fim de atrair novos clientes para a instituição. Na quarta colocação está a ágora cujo custo é de 023% ao ano. No quinto lugar está o Banco Real. O Unibanco Investshop e o HSBC estão na sexta e sétima posições respectivamente. Em seguida aparecem Banif Ativa e Fator nesta ordem.
Fonte: Valor Econômico