‘O Itaú o Bradesco e o Santander abriram um novo tipo de agência bancária só com caixas eletrônicos e com o gerente de conta. Essas agências não têm caixa não aceitam pagamento de contas de consumo e não lidam com dinheiro em espécie.
Para essas transações os clientes são orientados a se dirigir a uma agência completa mais próxima ou a usar o caixa eletrônico -normalmente há um funcionário para ajudar e tirar dúvidas.
O próprio gerente costuma abrir e fechar o local atender aos clientes e informar à regional se algum caixa eletrônico está desabastecido.
Como não têm dinheiro não precisam de cofre abastecimento por carro-forte (só para os terminais eletrônicos) porta giratória nem segurança reforçada.
Os bancos chamam as unidades de agências "de negócios" focadas por exemplo em aplicações financeiras contratação de empréstimo e seguros. A maioria está em São Paulo. Algumas foram instaladas em pequenos prédios comerciais e shoppings.
Várias delas tinham o serviço completo até o mês passado. São os casos das agências do Bradesco na av. Aclimação e na rua Lacerda Franco (zona sul de São Paulo).
No caso do Itaú algumas dessas agências são antigas unidades do Unibanco que eram menores do que a do vizinho Itaú. é o caso da agência 8.087 da av. Duque de Caxias (centro) ao lado de uma agência maior do banco.
Quem entra no local vê um quadro informando a mudança: "Esta agência tem um novo modelo de atendimento". Ao lado estão os endereços das agências com atendimento pessoal nas redondezas.
Funcionários contam que ficaram apreensivos pois achavam que a automação traria muita reclamação dos clientes mas se surpreenderam com a rapidez com que os correntistas passaram a frequentar as agências.
Já o sindicato dos bancários critica a mudança: "Só quem ganha são os bancos. Perdem os clientes com o mau atendimento e o alto custo e os trabalhadores com as demissões e a sobrecarga" diz Juvandia Moreira presidente do sindicato.
Segundo o Itaú a iniciativa faz parte da estratégia de oferecer "modelos de atendimento de acordo com a necessidade do cliente" como as 900 agências que funcionam até as 20h. Nas agências de negócio os caixas do Itaú aceitam até pagamento de contas com o cartão de outro banco. O Santander informou ter nove agências nesse formato. O Bradesco não quis comentar o assunto.
Fonte: Folha de S.Paulo’
Perdem os clientes , a qualidade do atendimento piora e se perdem postos de trabalho num momento tão crítico! Só os Bancos ganham mais!