O HSBC Bank Brasil subsidiária integral do britânico HSBC Holdings lança nesta semana o HSBC Direct. Banco virtual que permitirá ao cliente realizar todas transações bancárias por meio de canais remotos o HSBC Direct recebeu investimentos de R$ 70 milhões dos quais R$ 30 milhões em marketing e o restante em tecnologia.
O HSBC Direct é um projeto global do grupo HSBC que já conta com 15 milhão de clientes em quatro países Canadá Coreia do Sul Estados Unidos e Taiwan.
A meta do HSBC é conquistar 100 mil novas contas no Brasil até o fim do ano com o Direct disse o diretor executivo de varejo Henrique Fraya. O banco tem atualmente 10 milhões de clientes.
O alvo do Direct é o cliente que gosta de resolver seus problemas de forma rápida e sem burocracia precisa de mobilidade e usa os canais alternativos de atendimento sem fobia tecnológica. Fazem parte do grupo tanto jovens que estão entrando no mercado quanto executivos ocupados. Um público de 10 milhões de pessoas teria esse perfil no Brasil.
O HSBC Direct é apenas um dos investimentos recentes do grupo britânico no Brasil. Não será um ano fácil mas o HSBC continua investindo disse Fraya.
A ofensiva do HSBC ocorre em um momento em que o mercado brasileiro digere pelo menos duas grandes consolidações bancárias – Santander e Real e Itaú e Unibanco. Sabe-se que em processos como esses sempre há clientes descontentes que preferem buscar novas alternativas.
Para outro segmento do mercado a alta renda o HSBC vem abrindo pontos de atendimento diferenciados – os Premier Centers – a uma média de três por semana nos últimos três meses disse Fraya chegando perto da marca de 100. A rede do HSBC é de 930 agências.
Além disso o banco tem a meta ambiciosa de ampliar em 25% a 30% o crédito imobiliário neste ano. Em 2008 só a carteira de crédito imobiliário para pessoas físicas cresceu 495% para R$ 290 milhões. A missão caberá ao novo diretor da área Antonio Barbosa. Ele substitui Paulo Renato Steiner que foi cuidar de um projeto global no México. A divisão de cartões também tem novo diretor Marcos Almeida no lugar de Geraldo Bertucci que agora desenvolve projeto da área para a América Latina.
O HSBC Bank Brasil teve um lucro líquido de R$ 135 bilhão em 2008 o maior desde o início das operações no país em 26 de março de 1997. O resultado é 9% superior ao de 2007. O retorno sobre o patrimônio líquido foi de 2434%.
Os ativos totais cresceram 58% de R$ 7075 bilhões a R$ 1121 bilhões. As operações de crédito tiveram aumento de 27%. As despesas com provisões para devedores duvidosos foram ampliadas em 23% para R$ 217 bilhões.
As operações com pessoas físicas e jurídicas contribuíram cada uma com 37% do resultado. Os negócios da área de banco global e mercados com os 26% restantes impulsionado pela tesouraria.
Os depósitos à vista e a prazo cresceram 47% em 2008. Os depósitos a prazo representam 77% do total das captações junto aos clientes. Segundo Fraya o HSBC foi beneficiado pelo movimento de busca de segurança desencadeado pelos investidores por causa da crise.
O índice de Basiléia do HSBC fechou o ano em 12%.
Para operar com o HSBC Direct o cliente poderá usar a internet caixa eletrônico celular e central de atendimento telefônico.
O cliente também terá à disposição a possibilidade de relacionamento virtual via chat com gerente e-commerce tarifa única (R$ 2400) com uso ilimitado dos canais HSBC limite pré-aprovado de cartão de crédito e cheque especial portal de compras e senha única usando a tecnologia Direct Token (dispositivo que gera nova senha para cada acesso e a cada transação financeira para garantir a segurança pela internet).
O HSBC Direct terá política e comunicação visual próprias. Apesar disso na prática será um canal de distribuição diferente do banco disse Fraya. Isso segundo o executivo distingue o HSBC Direct de outra experiência de banco virtual no Brasil o Banco Um que funcionou nos últimos cinco anos da década de 90 e acabou fechando.
Fonte: Valor Econômico