‘Em um contexto marcado por denúncias constantes de assédio moral organizacional aquele que não é pontual mas sim sistemático por afastamentos relacionados a problemas de saúde e até por suicídios a pressão por metas abusivas é vista por dois em cada três bancários brasileiros como o principal problema enfrentado pela categoria em 2013. De 37 mil trabalhadores do setor 644% reclamaram deste ponto específico.
O novo número só reforça tendência identificada por pesquisadores há alguns anos que está relacionada com o aumento da terceirização e da precarização de condições de trabalho. Em média segundo dados de estudo publicado em 2009 pela Universidade de Brasília (UnB) há uma tentativa de suicídio por dia no setor bancário brasileiro. Dessas uma se consuma a cada vinte dias. Os índices são alarmantes e segundo Cláudia Reina juíza do Trabalho e mestre em Direitos Fundamentais Justiça e Cidadania estão relacionados a esta forma de abuso conhecida como assédio moral organizacional em que abusos acontecem não em relações individuais mas pela forma como o trabalho é organizado.
Além do suicídio dados gerais de doenças mentais entre bancários causam preocupação. As doenças estão relacionadas ao aumento de pressão no trabalho em função de metas determinadas pelas empresas. Entre outros problemas de saúde também são objeto de pesquisas e preocupações as lesões por esforços repetitivos que despontaram em primeiro lugar com 27% dos afastamentos em 2012. O debate sobre o assédio moral é forte na categoria dos bancários e o entendimento dos trabalhadores é de que o assédio moral organizacional está ligado à reestruturação produtiva do setor.
é importante ter em mente que cada pessoa reage de maneira diferente a situações de constrangimento assédio moral e estresse. Além disso o que ocorre no trabalho também está inter-relacionado com a vida privada das pessoas.
O assédio moral é uma situação de violência e estresse causada de maneira sistemática pelo empregador ou por colegas de trabalho. é importante estabelecer critérios e tornar o assédio moral visível por meio de denúncias. Para se formular uma denúncia corretamente a juíza recomenda às vitimas a elaboração de um conjunto de provas que ajudarão no momento do julgamento.’