‘A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN/CONTEC) realizou nesta quarta-feira 20 a primeira reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em São Paulo. O presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) Crispim Batista Filho participou da reunião.
Na ocasião foram discutidas as cláusulas de nº 30 a nº 47 da pauta que tratam da Saúde além das cláusulas n° 71 e nº 82 que é referente ao monitoramento de resultado e contratação de empregados. A pauta de reivindicação foi entregue a Fenaban no último dia 11 de agosto.
O presidente do SINTEC-TO destaca que a rotina dos bancários é estressante e o número de adoecimentos tem aumentado. “No dia-a-dia a categoria tem reclamado muito da rotina e a nossa preocupação tem aumentado. é cada vez maior o número de bancários doentes além de afastamentos por motivo de saúde” afirmou Crispim.
A FENABAN apresentou redação para as cláusulas: 8º Adicional de horas extras 17º Auxílio Creche Babá 18º Auxílio Filho(as) com Deficiência 21º Vale Transporte 26º Estabilidades Provisórias de Emprego 51º Prazo para Homologação de Rescisão Contratual 36º Monitoramento de Resultados e PRL.
A próxima reunião com a Fenaban acontece no dia 28 de agosto às 14h no Hotel Maksoud Plaza localizado a Alameda Jaú 731 – Jardim Paulista São Paulo – Sala Primavera 2º andar.
Confira as cláusulas que foram discutidas:
30 – Indenização por morte ou incapacidade decorrente de assalto;
31 – Segurança bancária – Procedimentos especiais;
32 – Multa por irregularidade na compensação;
33 – Uniforme;
34 – Digitadores – Intervalo para descanso;
35 – Frequência livre do dirigente sindical;
36 – Quadro de avisos malote e comunicação eletrônica;
37 – Sindicalização;
38 – Desconto Assistencial;
39 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA;
40 – Exames médicos específicos
41 – Exames médicos preventivos/vacinação;
42 – Política sobre AIDS
43 – Assistência médica hospitalar e odontológica – Empregado
44 – Acidentes de trabalho;
45 – Comissão bipartite de segurança bancária;
46 – Igualdade de oportunidade;
47 – Extensão de vantagens – Relação homoafetiva.
71 – Monitoramento de Resultado
82 – Contratação de empregados’