‘Depois de uma acentuada queda em janeiro o número de reclamações contra bancos subiu em fevereiro. De acordo com levantamento do Banco Central (BC) foram registradas 2.384 reclamações procedentes no mês passado com uma alta de 961% sobre janeiro quando as queixas tinham caído 13%.
Em fevereiro de 2013 foram registradas 1.777 reclamações.
Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes o Santander Brasil manteve a liderança no número de queixas.
Para montar o ranking o BC utiliza o número de reclamações procedentes – aquelas que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC – dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) multiplicado por 100.000. Com isso chega-se a um índice.
O Santander teve 431 reclamações procedentes no mês passado e contava com 23.166 milhões de clientes sob o FGC. Com isso seu índice foi de 186 avançando de 164 em janeiro.
O HSBC manteve-se na segunda colocação com índice de 166. O banco teve 98 reclamações divididas entre 5.885 milhões de clientes. O Banrisul assumiu o terceiro lugar que era do Itaú em janeiro ao apresentar índice de 142. Foram computadas 33 reclamações para um universo de 2.323 milhões de correntistas.
Depois de três meses na quinta colocação a Caixa subiu para o quarto lugar tomando a posição que era do Banco do Brasil em janeiro. O banco estatal teve índice de 127 resultado de 702 reclamações procedentes para 55.060 milhões de clientes. Encerrando o “top five” está o Bradesco com índice de 108. Foram 380 reclamações para 34.931 milhões de correntistas.
No ranking geral de reclamações os débitos não autorizados lideram a lista com 379 ocorrências. Nesse caso o Santander é líder com 97 reclamações procedentes seguida por Banco do Brasil (79) e Caixa (73). O segundo maior número de reclamações refere-se à cobrança irregular por serviços não contratados e teve 227 reclamações com liderança da Caixa (92 ocorrências) seguida por Banco do Brasil (53) e Bradesco (33). A prestação do serviço de conta salário de forma irregular foi a terceira maior fonte de reclamação com 193 ocorrências. Santander é líder novamente com 70 queixas Banco do Brasil fica em segundo com 40 casos e Bradesco com 22.
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes o BNP Paribas aparece na liderança pelo segundo mês com índice de 1.398 (foram 27 reclamações para 1.930 clientes sob o FGC). O Banco BMG permanece na segunda colocação com índice de 1.260 seguido por Bonsucesso PanAmericano e J.Malucelli. Entre as administradoras de consórcio o BC computou oito reclamações no mês passado contra 12 em janeiro.
Fonte: Valor Econômico’