‘Uma das reclamações se refere ao cartão de crédito. Os aspectos mais negativos são os juros cobrados no crédito rotativo (quando o cliente não paga na data de vencimento). O banco com pior avaliação foi o Citibank que recebeu nota 29. O que se saiu melhor foi o Banrisul com 51. O Citibank não havia comentado a pesquisa até a conclusão desta reportagem.

A nota máxima é 100. Quanto maior a nota melhor o desempenho.

O crédito pessoal foi outro dos problemas levantados. Os clientes reclamaram das taxas de juros e do valor das parcelas. Os piores lugares ficaram com o HSBC e o Santander com 47 pontos. Os melhores foram a BV Financeira e a Caixa com nota 58. O HSBC disse que “as taxas publicadas são de referência e variam de acordo com a evolução do mercado financeiro“.

No item conta corrente de nove quesitos avaliados o Santander teve a pior nota em oito. O banco disse que não teve recebeu a pesquisa mas que está atento aos clientes: “O Santander informa que não teve acesso ao resultado da pesquisa da Proteste e nem aos critérios usados. O banco reforça seu compromisso com o atendimento e transparência na comunicação com seus clientes.”

A Proteste ouviu 5.095 clientes de bancos. Os dados foram coletados entre outubro e novembro do ano passado.
A Caixa Econômica Federal considerada a pior no item segurança de conta corrente na internet disse que não iria comentar a pesquisa. Outras instituições financeiras citadas como piores ainda não se pronunciaram.

A oferta excessiva de crédito e a falta de informação detalhada ao consumidor são para a coordenadora institucional da Proteste Maria Inês Dolci os principais problemas apontados pela pesquisa.
“O consumidor que está entrando no mercado de consumo agora está ávido por comprar e isso faz com que sem a informação adequada ele acabe se endividando.“

Febraban diz que houve queda nas reclamações sobre encerramento de contas
O diretor de autorregulação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) Gustavo Marrone reconhece que os bancos ainda precisam aperfeiçoar as informações sobre crédito.

“Desde que começamos a fazer a autorregulação do setor há três anos caíram muito nos Procons por exemplo as reclamações sobre dificuldades no encerramento da conta e sobre o atendimento pelo telefone. Nosso maior desafio hoje é com relação ao crédito. Precisamos aperfeiçoar a forma de mostrar a informação sobre crédito ao consumidor até para que ele possa comparar melhor.“

Veja a seguir os principais problemas e as notas dos melhores e piores bancos segundo os dados da Proteste:

CARTãO DE CRéDITO
•Juros no rotativo
Melhor: Banrisul (nota 51)
Pior: Citibank (nota 29)
•Taxas para sacar dinheiro em caixas 24 horas
Melhor: Banrisul (nota 53)
Pior: Citibank (nota 42)

CRéDITO PESSOAL
•Taxas de juros e valor das parcelas
Melhores: BV Financeira e Caixa Econômica Federal (nota 58)
Piores: HSBC e Santander (nota 47)
•Informação pré-contratual
Melhores: BV Financeira e Banco do Brasil (nota 67)
Pior: Santander (nota 57)

CUSTO DE MANUTENçãO DA CONTA-CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 59)
Pior: Santander (nota 48)

INTERNET BANKING/SEGURANçA – CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 80)
Pior: Caixa (nota 67)

ASSISTêNCIA AO CLIENTE – CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 70)
Piores: Caixa e Santander (nota 58)

INFORMAçõES SOBRE TAXAS – CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 60)
Pior: Santander (nota 51) (Fonte: UOL)

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