‘
A ministra Nilcéa Freire da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres anunciou há pouco que o governo federal lança amanhã o segundo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Segundo ela terá destaque no plano um eixo de ações voltado para a participação feminina nos espaços de poder.
A ministra participa da comissão geral em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) que ocorre no plenário da Câmara. Ela disse que a função do governo nesse dia é prestar contas de suas atividades e anunciar políticas públicas em benefício da melhoria da qualidade de vida das mulheres.
Nilcéa também pediu que a votação do Orçamento pelo Congresso garanta recursos de R$ 1 bilhão destinados ao enfrentamento da violência praticada contra as mulheres em quatro áreas:
– consolidação da Lei Maria da Penha em âmbito nacional;
– garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres;
– combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres;
– promoção dos direitos humanos das mulheres que vivem encarceradas.
Patriarcado
A psicóloga Marisa Sanabria que também participa da comissão geral avaliou as diferenças entre sexo gênero e feminino. Para ela é possível trazer as questões do mundo privado do respeito e da convivência para a vida pública onde ocorrem as decisões políticas. Essa seria uma das vantagens da participação feminina na política capaz de modificar o atual patriarcado – sistema de preconceito e opressão contra as mulheres – e reduzir as diferenças.
Fonte: Agência Câmara
‘