‘
PCR – O Diretor de Relações Sindicais do Itaú-Unibanco Marcelo Orticelli propôs renovar o acordo vencido sobre o PCR – PROGRAMA DE COMPLEMENTAçãO NOS RESULTADOS nos mesmos moldes do acordo anterior. Modificando valores e percentuais e mantendo a distribuição linear de valores.
A CONTEC sugeriu que houvesse outras reuniões para seguir discutindo a proposta de PCR de maneira que ela tenha uma distribuição justa.
O banco colocou que os valores pagos pelas bolsas de estudos e PCR tem a mesma origem por isto a necessidade de serem discutidos em paralelo. O debate com relação a PCR seguirá nas próximas reuniões a serem agendadas.
FASBEMG/
Plano 002 Fundação ITAú BANCO – Em abril de 2012 os participantes ativos assistidos e autopatrocinados receberam correspondência da Fundação Itaú Banco que informou a retomada dos valores das contribuições com seus valores integrais em função do déficit expressivo apresentado pelo Plano 002 em 2011. Um aumento nas contribuições de aproximadamente 900% sobre os valores praticados nos últimos 11 anos. A CONTEC solicitou esclarecimentos sobre a adoção de tal medida fez várias propostas para que fosse levadas a fundação.
A Fundação tem hoje um total de 4.751 participantes sendo 1.669 ativos com idade média de 47 anos; 2.724 aposentados com idade média de 64 anos; 297 autopatrocinados ativos com idade média de 48 anos; 111 optantes pelo benefício proporcional diferido com idade média de 46 anos; e 50 desligados sem opção com idade média de 50 anos.
A CONTEC insistiu que os representantes do Itaú-Unibanco buscassem junto a Fundação uma justificativa técnica esclarecendo esta nova cobrança. Os representantes do Banco ficaram de encaminhar reposta a CONTEC.
Pendências da reunião anterior:
1. Assédio moral – Sobre este tema o banco colocou que está recomendando procedimentos para que os funcionários trabalhem de forma profissional e que não tenham como prática a agressão humilhação e ironia junto ao seu quadro funcional.
2. Redimensionamento da rede de agências – Segundo o banco estão sendo tomadas providências no sentido de reavaliar o quantitativo de funcionários nas agências e em vários outros setores da instituição. A CONTEC sugeriu que fosse contratados mais funcionários e destacou que contrariando esta sugestão o banco demitiu vários trabalhadores principalmente aqueles que já tinham mais de 24 anos de casa. No entanto o banco garantiu que o tempo de casa não é motivo para a demissão de funcionários mas sim a competência do profissional.
3. Expediente de atendimento ao público – O banco Itaú-Unibanco informou que iniciou no ano passado um projeto piloto em sete agências com abertura das 12h às 20h. Segundo eles até as 17h o atendimento ao público é feito pelo caixa; e após este horário até as 20h as operações financeiras são feitas por meio do CAIXA ELETRôNICO. O Banco informou ainda que deverão estender esse projeto para agências instaladas em shopping center.
O banco se comprometeu em agendar nova reunião com a CONTEC para prosseguir debatendo os assuntos de interesse dos seus funcionários.
Orientação – Repassar as informações para todos os funcionários do Itaú-Unibanco S.A. para conhecimento.
Fonte: FEEBMG
‘