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Sobre a SulAmerica em particular a conclusão [da pesquisa] foi que o DNA da empresa é a confiança a certeza de que vai entregar o que promete. Mas ser confiável no mercado de seguros é premissa não um diferencial diz Zeca Vieira diretor de marketing. A companhia elegeu agilidade e ‘Transparência como pilares de sua comunicação.
Queremos ser a seguradora preferida de corretores e segurados em 2012 diz Marcus Vinícius Martins vice-presidente de vendas e marketing. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) até novembro a SulAmérica estava em terceiro no ramo automóveis liderado pela Porto Seguro. Em seguro-saúde é a segunda depois da Bradesco. A empresa atua ainda em vida previdência e grandes riscos. O investimento total da companhia em marketing no ano incluindo a parceria em duas rádios e eventos para o corretor será de R$ 50 milhões – 316% mais que em 2009.
O reposicionamento da marca tem reflexos internos na empresa. é muito mais do que uma campanha de marketing diz Martins. ‘Temos um dever de casa forte a ser feito. Desde o início do ano estão sendo realizados treinamentos sobre o que ele chama de a nova SulAmérica. O programa de avaliação de desempenho dos seus mais de 5 mil funcionários que baliza o pagamento de bônus passou a incluir indicadores ligados à agilidade e transparência. Medidas para melhorar práticas e processos começam a ser implementadas como a antecipação em um dia do pagamento de comissão do corretor e a redução no prazo de cotação de seguros de vida em grupo que podia chegar a dois dias e agora deve ser feita de imediato.
A empresa teve lucro de R$ 419 milhões em 2009 98% superior ao de 2008 e faturamento de R$ 87 bilhões (alta de 124%). Em entrevista ao Valor em fevereiro seu presidente Patrick Larragoiti rechaçou rumores de que a empresa estaria à venda. Estamos olhando aquisições no mercado disse.
Fonte: Valor Econômico
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