Participaram da reunião para apresentação do diagnóstico o Gerente Nacional de Desenvolvimento Humano e Profissional da CAIXA Sr. Almir Marcio Miguel o Gerente Operacional da CAIXA Sr. Marcos Pereira. Após recordar os critérios de avaliação para substituir os Deltas por Merecimento como segue abaixo lembrou que seguiu a Resolução n°09 de 08 de outubro de 1996 do CEE hoje DEST (Departamento de Coordenação de Governança das Empresas Estatais.) considerando o dispositivo no artigo 30 da Medida Provisória n° 1499-31 de 02 de outubro de 1996 em seu artigo 1°.

OS CRITéRIOS DE AVALIAçãO ANO BASE 2008
Critérios Objetivos – Total = 10
– Frequência ao Trabalho= 9
– Termo de Ciência – Código de ética CAIXA: Assinado= 1
Critérios Subjetivos – Total: média dos fatores = 10

Obrigatórios:
– Atendimento ao cliente.
– Atitude colaborativa no trabalho.

Escolha de 2 pela equipe:
– Capacidade de negociação;
– Capacidade de solucionar problemas;
– Conhecimento do trabalho;
– Disposição para mudanças;
– Foco no interesse público;
– Iniciativa e criatividade;
– Relacionamento interpessoal;
– Visão sistêmica.

LEGISLAçãO
Segue abaixo a íntegra da legislação que estabelece a necessidade das empresas públicas como é o caso da CAIXA de limitar em 1% da folha salarial o impacto anual com as promoções por antiguidade e por merecimento:

“RESOLUçãO N° 09 DE 08 DE OUTUBRO DE 1996

O PRESIDENTE DO CONSELHO DE COORDENAçãO E CONTROLE DAS EMPRESAS ESTATAIS – CCE em reunião realizada em 08 de outubro de 1996 e considerando o disposto no art.30 da Medida Provisória n° 1.499-31 de 02 de outubro de 1996

RESOLVE:

Art. 1º Estabelecer que os dirigentes das empresas públicas sociedade de economia mista e suas controladas e quaisquer outras entidades controladas direta ou indiretamente pela União promovam alterações nos seus regulamentos internos de pessoal e planos de cargos e salários ressalvados os direitos adquiridos na forma da legislação vigente.

IV -limitar a 1% (um por cento) da folha salarial o impacto anual com as promoções por antiguidade e por merecimento;”

OBS: CCE – órgão antecessor do DEST (Departamento de Coordenação de Governança das empresas estatais).

Período de realização das avaliações denominadas de ONDAS foram divididas em 05 blocos teve início em 02 de março e terminou em 28 abril de 2009.

Quantitativos: Participaram total de 78.156 empregados da CAIXA em efetividade média de 9260%.

Atendimentos: O SIATE teve 8.603 acionamentos com 900 atendidos pela GEDES SIOUV teve 850 registros total aproximado de atendimento: 2.000. Não foram computados os atendimentos realizados por telefone e caixa-mail.

PRINCIPAIS MOTIVOS DE ACIONAMENTO

• Alguns empregados levantaram a possibilidade de encontrar outros critérios objetivos e subjetivos para o próximo Modelo de Avaliação para Promoção por Merecimento.

• Outros sugeriram rever o percentual de distribuição dando maior uniformidade na distribuição dos deltas alegando que este modelo deixou 20% dos empregados sem promoção ao passo que 30% foram promovidos com 2 deltas;
• Sugeriram critérios de formação de unidades de participação especialmente quanto as RETPVs que foram vinculadas ás RERETs com as quais não possuem contato direto com os demais empregados a proposta será utilizar a lotação administrativa;

• Avaliar e encontrar nova forma para unidades com menos de 5 empregados que estão vinculados à unidade com a qual possuem contato direto com os demais empregados;

• Alguns reclamaram sobre as Promoções de empregados afastados por LTS ou outros motivos considerados como efetivo exercício enquanto empregados que atuaram durante todo o exercício não foram promovidos;

• Muitos empregados não obtiveram pontuação relativa à Assinatura do Termo de Ciência ao Código de ética sob alegação de que a tecnologia possa ter perdido as informações registradas. Neste ponto foi contatado que os empregados abriram a tela leram o Código de ética mas não acionaram a tecla confirmando. Esta é uma pontuação simples que requer conhecimento mínimo de tecnologia.

Após apresentação do diagnostico pelos representantes da Caixa a Coordenadora de Negociação da Comissão da Contec Rumiko Tanaka solicitou novas reuniões para revisão e aperfeiçoamento do Modelo de Avaliação de Distribuição dos Deltas por Merecimento destacando como positiva a evolução do grau de relacionamento entre a maioria dos empregados. A Contec já está recebendo sugestões de muitas entidades sindicais de vários empregados da Aneac da Advocef e demais entidades representativas dos empregados da Caixa. Ficou acordado que faremos novas reuniões para tratar especificamente sobre este tema.

Fonte: CONTEC

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.