‘O banco britânico HSBC anunciou nesta terça-feira (9) um novo plano estratégico que inclui entre outras ações o encerramento de suas atividades no Brasil e na Turquia e a demissão de cerca de 50 mil funcionários em todo o mundo.
As mudanças fazem parte de uma tentativa da empresa de reduzir os custos em US$ 5 bi e conseguir um retorno sobre o patrimônio líquido de mais de 10% até 2017.
O HSBC fez o anúncio em um comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong pouco antes de oferecer uma atualização detalhada sobre o novo plano de investimentos.
O banco afirma prever a demissão de cerca de 10% de seus funcionários –entre 22 mil e 25 mil pessoas. A esta cifra serão somadas outras 25 mil demissões devido ao encerramento das operações de varejo na Turquia e no Brasil país em que ficará só com o atendimento a grandes empresas.
Em paralelo o banco tem a intenção de acelerar seus investimentos na ásia com um enfoque particular na China e no sudeste do continente apontou o comunicado.
No Brasil o banco britânico é hoje o sexto maior em ativos tem 853 agências focadas na clientela de alta renda e emprega 21.479 funcionários. Tem ainda a financeira Losango que financia compras na agência de turismo CVC e nas lojas Hering e Colombo.
A Losango está à venda há pelo menos quatro anos mas o negócio nunca saiu porque o banco pede um valor considerado muito elevado.
Os rumores sobre a saída do HSBC aumentaram em março após o banco ter reportado prejuízo líquido de R$ 549 milhões em 2014; no ano anterior tinha lucrado R$ 411 milhões no país.
Desde que o espanhol Santander comprou em 2007 o antigo Banco Real o HSBC ficou pequeno demais para competir no país. Focou o segmento de alta renda tentou vender a Losangomas a reestruturação ainda não deu resultado.
Os principais interessados na operação brasileira são Bradesco e Itaú que também disputavam a Losango.
ESCÂNDALO
A mudança no plano estratégico ocorre após uma série de escândalos em sua filial suíça (conhecida por Swissleaks ) –o banco é suspeito de ter ajudado clientes incluindo brasileiros a sonegar impostos.
Até 2011 o HSBC apostava na expansão dos negócios nos mercados emergentes especialmente na ásia.
Fonte: Uol’