A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais é uma discussão que tem se intensificado no setor empresarial depois que as centrais sindicais levaram o tema para debate no Congresso Nacional na última semana. As entidades do setor industrial e comercial já tem opinião formada quanto a redução da jornada: são contra a menos que se discuta junto a reforma tributária.
As organizações acreditam que o assunto tem um peso político maior que o trabalhista e que não um tema dessa importância não deve ser tratado de modo isolado. Os empregadores no entanto preferem não comentar a questão para evitar conflitos com os sindicatos.
Diversas empresas do Grande ABC foram procuradas pela reportagem para falar sobre a redução da jornada. Mas os executivos disseram que o assunto é muito delicado e que preferiam não se pronunciar. Em off alguns empresários revelaram que a posição das empresas pode gerar problemas com o sindicato. Por isso preferem que as associações e outras entidades empresariais comentem o assunto.
Fonte: Diap