‘Após denúncia feita pelo SEEB-MA o Ministério Público do Trabalho (MPT) enviou notificação ao Bradesco para que o banco se abstenha de praticar desvios de função e promova treinamentos presenciais para os empregados que trabalham como caixas executivos.
Em julho de 2012 o SEEB-MA constatou que escriturários foram alçados à função de caixa sem treinamento adequado e com remuneração incompatível.
Bancários denunciaram ao SEEB-MA que o treinamento era realizado pela internet o que prejudicava o exercício da função pois a qualificação era insuficiente principalmente na detecção de fraudes.
De acordo com o MPT é imprescindível o treinamento adequado dos empregados que passarão a atuar no caixa tendo em vista os riscos da atividade como o pagamento de título de créditos adulterado entre outros.
O MPT considera também que os desvios de função são prejudiciais aos empregados pois além de ficarem expostos aos riscos que não são inerentes ao seu cargo não recebem benefícios pela nova função e são penalizados na ocorrência de eventos que causam prejuízos ao banco.
O Bradesco deve cumprir a recomendação imediatamente caso contrário será ajuizada uma Ação Civil Pública perante a Justiça do Trabalho.
Fonte: Seeb Ma’