‘A partir deste domingo 21 os moradores do Tocantins também terão que adiantar os relógios em uma hora. Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial nesta terça-feira 16 o governo federal incluiu o Tocantins e excluiu a Bahia do horário nacional de verão. A Bahia ficou de fora a pedido do Governador Baiano que atestou muita reclamação da população.

Mesmo pertencendo à área considerada de economia pouco expressiva de energia o Tocantins é o único da região norte que fará parte dessa medida. Como mesmo justifica Minas e Energia os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão como ocorre nas demais áreas.

O horário de verão vai até 17 de fevereiro de 2013. Rio Grande do Sul Santa Catarina Paraná São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Minas Gerais Goiás Mato Grosso Mato Grosso do Sul Tocantins e Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora na meia-noite de sábado para domingo.

Uma pesquisa do governo da Bahia mostrou que 75% da população baiana são contrários ao horário diferenciado. Para o Ministério de Minas e Energia o horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.