‘Uma série de manifestações mobilizou milhares de brasileiros em diferentes cidades do país nesta segunda-feira (17). Em São Paulo os protestos reuniram pelo menos 30 mil pessoas. No Rio de Janeiro ainda não há estimativas oficiais mas a Cinelândia ficou tomada de manifestantes. Em Belo Horizonte entre 18 mil e 20 mil pessoas. Em Brasília cerca de 10 mil pessoas estão concentradas na Esplanada dos Ministérios e parte dos manifestantes chegou a subir a rampa e está neste momento na cobertura do Congresso Nacional.
Com o mote “Não são apenas 020 centavos” além de se posicionar contra o preço do transporte público os protestos criticaram a condução da política brasileira a corrupção os gastos públicos com as obras para as copas das Confederações e do Mundo de 2014.
As manifestações começaram a tomar corpo na última semana após as ações da Polícia Militar (PM) em São Paulo que reagiram aos manifestantes contrários ao aumento da tarifa de transporte público na capital paulista. O episódio levou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo a questionar a atitude da PM.
Em São Paulo os manifestantes se concentraram no Largo da Batata e depois ocuparam as oito faixas da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Ao contrário do que ocorreu na última manifestação na quinta-feira (13) – quando a presença da PM foi ostensiva – ativistas e policiais entraram em acordo e até o momento não houve registro de conflito.
No Rio de Janeiro as dezenas de milhares de manifestantes marcharam pela Avenida Rio Branco e se dirigiram à Cinelândia na região central da cidade onde ocuparam as escadarias da Biblioteca Nacional e da Câmara de Vereadores. De lá seguiram pela Avenida Almirante Barroso em direção à Avenida Presidente Antonio Carlos até a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Houve confronto com a polícia e algumas pessoas queimaram um carro e depredaram uma viatura da PM.
Na capital mineira a concentração do protesto teve início na Praça 7 no centro da capital. De lá os manifestantes se dirigiram à Arena Mineirão onde foi disputada nesta segunda a partida entre Nigéria X Taiti pela Copa das Confederações.
Em Brasília o protesto começou às 17h. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República e de lá marcharam em direção ao Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios. No momento eles estão na cobertura do Congresso e tomam também o gramado em frente ao Parlamento.
Apesar do caráter pacífico das manifestações ressaltado pela palavra de ordem “Sem violência” entoada em todos os protestos confrontos entre policiais e manifestantes foram registrados em Belo Horizonte em Brasília e no Rio de Janeiro.
Também houve registro de protestos em Fortaleza em Curitiba em Porto Alegre em Salvador em Belém e Campinas. Nós próximos dias as manifestações convocadas por meio das redes sociais devem prosseguir.
Fonte: Agência Brasil’