‘Como no supermercado produtos ficam nas prateleiras e agência funciona das 7h às 23h imagine um banco como se fosse um supermercado. Você entra sem ter de enfrentar o constrangimento de uma porta giratória cheia de detector de metais escolhe os produtos dispostos na prateleira como seguro crédito consignado obtém informações sobre eles por meio de um filme explicativo e ainda tem a disposição um funcionário para auxiliá-lo. Detalhe: a transação pode ser fechada muito além do horário comercial isto é das 7h às 23h de segunda a sexta-feira.
Essa agência bancária não é ficção científica. Desde de o dia 10 deste mês o Banco do Brasil iniciou a operação de um projeto do que seria o banco do futuro. Escolheu a agência Trianon localizada na avenida Paulista no centro financeiro da capital paulista para testar os novos conceitos do varejo bancário.
“Queremos desmistificar a complexidade dos produtos bancários que são fáceis e simples de serem contratados. Para isso buscamos a inspiração no varejo” afirma o gerente executivo da Diretoria Pessoa Física do banco Lourivaldo Paula Lima Jr. Ele conta que durante uma ano e meio foram realizados vários estudos e pesquisas com consumidores para desenhar o que seria uma agência mais próxima do cliente. Nesses estudos constatou-se um paradoxo: na era da alta tecnologia o cliente do quer auto atendimento e a presença de alguém lhe dando atenção. “Nada substitui o gerente.” Com os produtos financeiros disponíveis em “caixinhas” dispostas na prateleira o cliente obtém informações num filme e pode fazer simulações acionadas pelo código de barras do produto. Isso não elimina o atendimento de funcionário. Na agência piloto o cenário é de uma sala de estar. Em 6 meses o projeto será avaliado. A depender do resultado o BB fará um plano para estender o modelo a outras agências.
Fonte: O Estado de S. Paulo’