Em resposta a uma ação movida pelo Sindicato dos Bancários do Tocantins- SINTEC-TO, a Justiça do Trabalho da 10ª Região concedeu liminar favorável aos direitos dos bancários que exercem a função de caixa.
A liminar determina ao Banco do Brasil que mantenha e/ou restabeleça o pagamento da “gratificação de caixa” aos empregados que, em (10/01/2021), ocupavam a função de “caixa executivo”, independentemente do tempo de recebimento da gratificação, excluídos aqueles que estavam designados para a função por período determinado e específico, sob pena do Banco pagar multa mensal correspondente à R$2.000,00 por cada empregado prejudicado.
O presidente do SINTEC-TO, Ruy Ramos, destaca a importância desse resultado.
“A liminar é uma vitória importante para a categoria e sinaliza aos bancos que qualquer ação que venha ferir os direitos dos bancários será defendida tempestivamente pelo jurídico do Sindicato. concluiu.
A liminar é resultado da “ação coletiva” movida pelo setor jurídico do Sindicato contra o Banco do Brasil, solicitando de imediato que fosse deferido o direito aos empregados do BB, no sentido de que ninguém seja prejudicado em decorrência da reestruturação.
A decisão dada pela juíza, Suzidarly Ribeiro Teixeira Fernandes, da 1ª Vara do Trabalho de Palmas é uma vitória para o Sindicato e para os bancários que estão na luta pela garantia dos seus direitos e valorização e respeito no trabalho.
SINTECTO – Sindicato dos Bancários do Tocantins