Nesta quarta-feira (21), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC e a Federação Nacional dos Bancos realizaram a 9ª rodada de negociações em razão da Campanha Salarial 2024. Pela primeira vez no período, a FENABAN entregou uma proposta ligada às cláusulas econômicas. O reajuste, no entanto, foi de 85% do INPC, muito abaixo do esperado e reivindicado pela categoria bancária. Essa proposta foi reprovada de imediato pela comissão de negociação que o Sintec-TO faz parte. Quanto a PLR, não houve proposta apresentada.
Há necessidade de muitos ajustes nas redações propostas pela FENABAN na renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, data-base.
Os representantes bancários lutam por recomposição inflacionária e ganho real de 5%, conforme previsto na pauta de reivindicações. O reajuste contempla ainda as perdas de outros benefícios como vales e PLR. A proposta apresentada nesta quarta-feira, assim como as demais, será levada em assembleia sob recomendação de recusa dos trabalhadores.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins, Ruy Ramos, reforça a importância da união e mobilização da categoria: “Essa luta é de todos nós. Não podemos aceitar propostas que desvalorizam o trabalho dos bancários e não recompõem as perdas que tivemos ao longo dos anos. Seguiremos firmes na defesa dos direitos dos bancários e na busca por um reajuste digno que reflita a realidade econômica e as necessidades da nossa categoria. Queremos reposição da inflação mais ganho real “
A próxima rodada de negociações está marcada para o dia 27 de agosto, terça-feira.