Ele participou de uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados para debater o projeto de lei que extingue o fator previdenciário no cálculo para recebimento do benefício.
Segundo Rangel a redução pode chegar até a 40% do valor do benefício que seria pago caso o trabalhador fosse aposentado por idade. Um homem com 35 anos de contribuição após se aposentar terá desconto de 30% por causa do fator previdenciário. Para a mulher é pior. Uma mulher com 31 anos de contribuição terá um desconto de 40% no valor do benefício aplicando o fator previdenciário explicou.
O diretor do Departamento de Regime Geral de Previdência do Ministério da Previdência Social João Donadon afirmou que o fator previdenciário apenas prejudica os trabalhadores que têm salários maiores. Os mais afetados pelo fator são trabalhadores com alta renda e não os que ganham menos afirmou.
Donadon disse ainda que o Ministério não concorda com a extinção do fator previdenciário mas que está aberto a propostas alternativas. Sabemos que [o fator previdenciário] não é o melhor do mundo mas é o que podemos ter. A previdência não concorda com mudança na regra porque quer uma previdência segura para todos disse.
O projeto que extingue o fator previdenciário do senador Paulo Paim (PT/RS) foi aprovado pelo Senado mas ainda deve ser analisado pela Câmara dos Deputados.
Fonte: Diap