O período marca a entrada em vigor da resolução 3.518 do Banco Central que visa a disciplinar a cobrança de tarifas pela prestação de serviços oferecidos pelas instituições financeiras.
Se a alta das tarifas foi notada contudo as mudanças não foram sentidas pelo consumidor. A enquete apurou que 7085% das pessoas desconhecem as novas regras. Dentre aqueles que afirmaram conhecer o assunto pouco menos da metade (4923%) acha que as informações das tabelas de tarifas ficaram mais claras e precisas.
Os dados foram obtidos pela aplicação de questionário via internet (site da Fundação Procon/SP) respondido por 223 pessoas.
O Procon/SP entende que a padronização na nomenclatura das tarifas bancárias representa um avanço na relação entre consumidor e instituição financeira. No entanto a pesquisa revela o desconhecimento por parte do cidadão e a dificuldade que ele encontrou em enquadrar o seu perfil de correntista a uma das opções disponíveis pelas entidades.
Dos entrevistados que responderam conhecer as novas regras menos de 446% conseguiram optar por uma das opções oferecidas sendo que 137% declararam que decidiram mudar para um banco com tarifas mais atraentes.
Fonte: Procon/SP