Os contratos podem ser assinados nos próximos dias. Segundo o Valor apurou o Unibanco poderá pagar entre R$ 17 bilhão e R$ 2 bilhões para assumir a fatia de 48% que a AIG detém na seguradora Unibanco AIG e com isso encerrar uma joint venture formada em 1997 entre os dois grupos para atuar em seguros.
Procurado o Unibanco não se manifestou sobre as informações. No entanto já era de conhecimento público que os dois grupos vinham negociando. Há um mês o presidente da Unibanco AIG José Rudge confirmou que havia feito proposta de compra da participação do grupo americano.
A AIG foi uma das instituições financeiras mais duramente atingidas pela crise das hipotecas de alto risco americanas. A empresa até uma das maiores seguradoras do mundos e que também opera outros serviços financeiros como leasing de aviões foi à lona em setembro passado e teve que ser resgatada pelo governo americano. O Federal Reserve Board o banco central dos Estados Unidos emprestou US$ 85 bilhões ao grupo. A idéia era permitir que a empresa tivesse fôlego para levar adianta um plano de reestruturação que inclui a venda de vários negócios e com isso pagar o empréstimo. A linha de crédito com prazo de dois anos foi garantida pelos ativos da AIG e o governo americano recebeu ações correspondentes a 799% do capital da AIG.
A saída da AIG do capital da seguradora do Unibanco deverá facilitar a fusão dos negócios de seguros com o Itaú. Especula-se no mercado segurador que o Itaú poderá tentar desfazer um joint venture que mantém com o grupo XL Capital desde 2006 para atuar em grandes riscos industriais e comerciais.
Mesmo vendendo sua fatia na joint venture com o Unibanco a AIG ainda poderá manter um pé no Brasil para no futuro reativar os negócios. O grupo teria interesse em ficar com uma seguradora não operacional mas que conta com autorizações legais para atuar no mercado doméstico. Antes da associação com a Unibanco Seguros o grupo AIG atuava localmente por meio da subsidiária AIG Brasil.
Há onze anos em agosto de 1997 a AIG pagou US$ 500 milhões ao Unibanco para formar a joint venture. Houve uma troca de ações entre as duas seguradoras e o valor pago representava a diferença entre metade da Unibanco Seguros e metade da AIG Brasil.
Mesmo depois que a AIG foi resgatada pelo Fed e ficou com a sua imagem abalada a sua marca ainda foi mantida por um mês ao lado do nome Unibanco. Apenas no final de outubro é que foi deflagrado um movimento para remover o nome AIG da marca da seguradora. O Unibanco investiu R$ 4 milhões na tarefa que envolveu mudança do logo no site nas apólices e demais materiais impressos além de carros de resgate motos reboques e pontos de venda. A alteração foi feita com o consentimento da AIG.
Apesar de ser sócia a AIG não participava da gestão da Unibanco AIG. Na época da formação da joint venture a seguradora tinha menos de 1% do mercado local e hoje detém mais de 8%. Seu faturamento está na casa de R$ 6 bilhões anuais.
Fonte: Valor Econômico