O resultado líquido foi de R$ 411 milhões crescimento de 99% em relação ao resultado de 2007. Já os prêmios tiveram queda de 4% e ficaram em R$ 5873 milhões.
O ganho da seguradora focada em vida e previdência foi inflado por uma decisão judicial favorável ao banco sobre o pagamento de tributos (PIS e Cofins). Essa decisão gerou um ganho extraordinário de R$ 133 milhões.
Fernando Alves Moreira presidente da HSBC Seguros não dá maiores detalhes sobre a questão judicial mas diz que mesmo quando descontado esse valor o resultado da seguradora em 2008 (R$ 278 milhões) ficou acima do previsto para o período (R$ 220 milhões).
O Brasil segue como o principal mercado segurador para o banco inglês na América Latina posição que no passado era ocupada pelo México. Sem considerar os ganhos extraordinários o Brasil respondeu por 42% do resultado da HSBC Seguros na região seguido pelo México com 40%. Se considerado o ganho extra a participação do Brasil vai a 70% (e a do México cai para 26%). Considerando o resultado local do banco a seguradora respondeu por um terço dos ganhos.
Na avaliação de Moreira a política adequada de subscrição de riscos da seguradora explica a melhora dos números. Ele também cita a melhora da governança interna e do treinamento da equipe. Como resultado a HSBC Seguros ficou com um dos menores índices combinados do mercado segurador brasileiro. O indicador que mede a eficiência operacional (quanto menor melhor) caiu de 692% para 687% frente a uma média local de 96%. Sabemos os riscos que queremos e os que não queremos.
A queda dos prêmios é explicada segundo ele pelo momento do mercado. No caso do seguro prestamista que garante o pagamento de financiamentos em caso de morte invalidez e desemprego houve queda de 8% nos prêmios (R$ 1315 milhões) por conta da desaceleração do mercado local de crédito.
Para 2009 a meta é aumentar a venda de seguros na base de clientes do banco e nas parcerias que a Losango tem com o setor de varejo (como as redes Ricardo Eletros e a Insinuante). Segundo Moreira dos 10 milhões de clientes do HSBC entre 2% e 11% dessas pessoas dependendo do produto têm seguros do banco número considerado muito baixo. Uma das estratégias da seguradora é a segmentação dos produtos. A outra é a venda de seguros por canais diretos (como telefone caixa eletrônico e internet). Em 2008 foram vendidos 15 milhão de seguros por esses canais (20% das vendas novas). Para este ano a meta é 35%.
Fonte: Valor Econômico