As atuações se referem a problemas como filas que excedem 20 minutos de espera senhas de atendimento distribuídas sem o horário de emissão e falta de assentos para a espera sobretudo no caso de pessoas idosas.

Somente até maio deste ano houve 130 autuações que resultaram em multas de R$ 181 mil – os valores são destinados para um fundo municipal que é utilizado na manutenção do Procon.

Na opinião do coordenador do Departamento de Estatística e Pesquisa do Procon Antonio Carlos de Faria o trabalho realizado desde 2008 em parceria com o Sindicato dos Bancários resultou em melhorias na qualidade do atendimento. “Hoje nós percebemos que muitas agências já disponibilizaram máquinas para senhas mais assentos e caixas para atendimento preferencial. Além disso o tempo de espera nas filas diminuiu sensivelmente” avaliou.

Já o diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Bancários Odilon Carlos de Oliveira afirmou que os bancos passaram a atender mais as reclamações principalmente depois do crescimento de multas aplicadas no ano passado. “Estamos comemorando mas é uma situação que ainda exige uma vigilância muito grande. Esperamos que mais bancos possam desenvolver ações para resolver estes problemas”.

Diante do trabalho do Procon e das reivindicações do sindicato dos bancários o Banco do Brasil prometeu a admissão de 71 novos funcionários para a região Noroeste do Estado (46 somente para Maringá) a partir do mês que vem. Os clientes que desejam registrar alguma reclamação contra os bancos podem entrar em contato com o Procon pelo telefone (44) 3293-8150 ou diretamente na sede do órgão instalado na Rua Arthur Thomas 806.

Fonte: CONTEC

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