‘O Itaú Unibanco Holding fechou nesta terça-feira 14 com o Banco Citibank a aquisição do Banco Citicard e da Citifinancial Promotora de Negócios e Cobrança responsáveis pela oferta e distribuição de produtos e serviços financeiros da marca Credicard principalmente empréstimos pessoais e cartões de crédito pelo valor de R$ 2767 bilhões em dinheiro.
A operação conta com uma carteira de crédito (valor bruto) no valor de R$ 73 bilhões (data-base 31 de dezembro de 2012) e com uma base de 48 milhões de cartões de crédito.
O negócio não inclui os cartões American Airlines Corporate Credicard Platinum (exceto Credicard Exclusive) e os cartões com as marcas Citi e Diners.
De acordo com fato relevante do Itaú as bases contratuais dos clientes da Credicard atualmente existentes não terão nenhuma alteração em decorrência da operação. A conclusão da operação e o efetivo pagamento dependerão da aprovação dos órgãos reguladores competentes.
O negócio confirma e reforça o foco do Itaú Unibanco em crescer em mercados estratégicos avalia o presidente-executivo do banco Roberto Setubal em nota à imprensa. "Estamos muito felizes em anunciar mais uma operação que reflete nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil através de maior oferta de crédito" ressaltou o executivo.
Com o negócio o Itaú Unibanco segundo Setubal fortalece a sua participação no mercado de cartões de crédito e crédito ao consumidor. "As oportunidades de crescimento no País também passam pelo desafio de bancarização do brasileiro e o cartão de crédito é um dos principais instrumentos para este fim" afirma.
Desde o início das negociações o Itaú já era visto como o player favorito pelo mercado para levar a Credicard. O interesse do
banco no ativo se justifica pelo fato de já ter sido dono da empresa no passado. No final de 2006 o Itaú vendeu 50% da Credicard ao Citibank por R$ 280 milhões. Por isso conhece bem o negócio que está colocando dentro de casa.
A partir da aquisição da empresa o Itaú reforça sua atuação num segmento do qual já é líder. Com base nos números divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) em 2012 o banco tem hoje pouco mais de 35% deste mercado sendo 28% das bandeiras tradicionais mais 7% da Hipercard. Seus principais concorrentes Bradesco e Banco do Brasil dividem o segundo lugar com cerca de 21% de market share cada.
A partir da base de 48 milhões de clientes da Credicard respondendo por cerca de 5% do setor de cartões o Itaú salta para mais de 40% de participação neste mercado.
Fonte: Estadão’