‘O Sindicato dos Bancários do Tocantins representado pelo diretor Ruy Ferreira Ramos participou de reunião junto ao Sistema Nacional de Empregos (SINE-TO) onde foi aprovado e criado os Conselhos Municipais de Relações de Trabalho das cidades de Porto Nacional Gurupi e Palmas na última quinta-feira dia 11.
Na ocasião foram discutidas as dificuldades da liberação de recursos destinados ao SINE além de ações para inserir os portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho através do programa “Dia D” do governo federal.
Com o objetivo de solucionar as dificuldades de liberações dos recursos destinados ao SINE foi feito um acordo entre os representantes dos patrões e empregados de elaborar um documento oficial pedindo mais esforço e menos burocracia na liberação das verbas que deverá ser entregue ao responsável pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) nessa quarta-feira dia 16/04.
Já em relação à implantação do programa “Dia D” que visa inserir deficientes físicos no mercado de trabalho e deve ser executado a partir do dia 30 de maio foram apresentadas medidas para combater as dificuldades de atrair os portadores de necessidades especiais no qual o diretor do SINTECT-TO Ruy Ferreira Ramos sugeriu que os representantes do Sistema S Senai e Sebrae desenvolvessem políticas de capacitação dessas pessoas dando mais ênfase a informática onde todos ficam igualados pela capacidade mental.
Outra medida também apresentada pela diretoria do SINTEC-TO que deverá ser usada como ferramenta de comunicação visando informar os portadores de necessidades sobre o programa é a exposição de informações nas telas de caixas eletrônicos de bancos ou até mesmo a impressão dessas informações em extratos no qual atingirá o público específico já que grande parte das pessoas com deficiência tem acesso a uma conta bancária onde é feito o depósito do benefício do INSS.
Para incentivar os empresários a contratar portadores de necessidades especiais será criado o Selo do Empregador no qual premiará a empresa que mais fornecer vagas de trabalho destinadas aos deficientes. O objetivo é incentivar a contratação desses profissionais.
A próxima reunião acontecerá dia 11 de junho onde continuará a discutir ações de melhorias para o trabalhador.’