‘O Banco Santander prevê o fechamento de quase 450 agências na Espanha durante 2016 o que representa 13% de sua rede informou nesta sexta-feira uma fonte próxima às negociações com os sindicatos.
O Santander maior banco por capitalização da zona do euro afirma em uma mensagem interna obtida pela AFP que a medida afetaria especialmente as agências com um a três funcionários. Também pretende reformar outras 350 unidades e reorganizar os serviços centrais segundo o e-mail assinado por Rami Aboukhair diretor do Banco Santander na Espanha.
"Estas medidas implicam um ajuste do número de trabalhadores" afirma sem apresentar um número. De acordo com os cálculos do sindicato UGT a reestruturação pode provocar o fim de quase 3.000 postos de trabalho em um total de 25.000 na Espanha.
Fonte: Folha On Line
Contec manifesta
é com muita preocupação que recebemos na manhã desta sexta-feira (01/04) a notícia veiculada pelo Jornal Folha de São Paulo de que o Banco Santander planeja fechar mais de 450 agências na Espanha. Segundo a matéria isso significaria mais de 3.000 demissões de trabalhadores. O que é repudiável!
Fechar agências em qualquer lugar do mundo significa fragilizar o atendimento ao público e desvalorizar o trabalhador que tanto contribui com os lucros dessas instituições financeiras.
A CONTEC espera que o noticiário seja falso e que essas demissões não tenham reflexo no Brasil. Principalmente porque o Banco Santander Brasil vem registrando aumentos sucessivos em seus lucros. Em 2015 registrou aumento de 132% em seu lucro líquido.’