‘Nesta segunda-feira 19 a greve dos bancários entrou no 14º dia. No Tocantins 142 agências permanecem fechadas. A falta de interesse dos banqueiros em negociar tem feito que o movimento grevista seja crescente em todo Brasil. O Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) tem mobilizado a categoria que reivindica melhores condições de trabalho e um reajuste salarial de 1478%. A greve iniciou no último dia 6 de agosto.
“A greve é a única maneira de lutarmos pelos direitos da categoria uma vez que os banqueiros se recusam a uma negociação justa” ressaltou o presidente so SINTEC-TO Crispim Batista Filho.
De acordo com o presidente do SINTEC a mobilização com a categoria não vai parar até que os banqueiros façam uma proposta de reajuste salarial justa e caso ela seja aceita pela categoria. Enquanto isso o sindicato permanece nas agências de todo o estado para que toda a população tome conhecimento de que os bancários continuam de braços cruzados.
“Mais uma vez os bancos se mostram insensíveis a categoria e não importam com os transtornos causados a população. Vamos continuar mobilizando a categoria até que os bancos chamem à negociação e apresentem uma proposta decente digna que reponha a inflação e garanta ganho real nos salários e verbas” afirmou Crispim.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou nenhuma evolução durante a rodada de negociações na tarde da última quinta-feira 15 em São Paulo(SP).
Apesar do esforço da comissão de negociação não houve avanços. Durante toda a reunião os banqueiros insistiram na defesa do modelo de oferta de índice bem inferior à inflação oficial dos últimos doze meses mais abono fórmula já reprovada pela categoria e que empurrou os bancários para a greve.
A Fenaban permaneceu com a contraproposta de 7% de reajuste salarial e abono de R$ 33 mil apresentada no dia 09/09. As negociações foram suspensas e não há previsão para retorno.’