‘Na tarde desta terça-feira 27 o Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) comemorou mais uma vitória em favor das funcionárias da Caixa Econômica Federal. A 1º Vara do Trabalho de Palmas homologou acordo inédito em audiência entre o SINTEC-TO e a Caixa garantido o direito de 102 economiárias.
O acordo trata de ação coletiva relativa ao intervalo de 15 minutos da mulher inserida no artigo 438 da CLT. O Sindicato ingressou com a demanda em 2014 e agora Caixa deverá pagar R$ 588.74040 no prazo de 20 dias relativo as horas extras dos últimos cinco anos a partir de 05/06/2009.
A Caixa já está cumprindo a obrigação de conceder as funcionárias o intervalo de 15 minutos antes do inicio da jornada extraordinária. A homologação foi realizada no encerramento da Semana Nacional da Conciliação.
Com a homologação do processos o protocolo de pelo menos 102 ações de execução não serão mais necessárias. O presidente Crispim Batista Filho comemorou mais esta conquista. “Este foi o primeiro passo uma vitória importantíssima para as trabalhadoras. é válido lembrar que estamos lutando pelo direito de todas as bancárias. Ainda em 2014 entramos com a ação contra todos os bancos” destacou Crispim.’