‘
– A reestruturação da Brasilcap é a continuidade de um processo de redesenho de nossa área de seguros. Isso deixará o Banco do Brasil mais forte no mercado e com mais opções de serviços para seus clientes – explicou o vice-presidente do BB Paulo Rogério Cafarelli lembrando que a carteira de clientes da nova empresa chegará a cinco milhões de pessoas.
A comercialização dos produtos de capitalização provenientes desse novo modelo será realizada por meio dos canais de distribuição do próprio BB em caráter de exclusividade por 20 anos.
Mercado está concentrado nas mãos de dez empresas
Pela nova operação o BB passará a deter 49990% das ações ordinárias (que dão direito a voto) e 100% das ações preferenciais. A revisão da atual estrutura societária da Brasilcap inclui a compra pela BB Seguros e pela Icatu de 16670% em poder da Sul América Capitalização e de 15802% detidos pela Companhia de Seguros Aliança da Bahia além dos 0868% em mãos de acionistas minoritários.
A reestruturação societária e organizacional da área de seguros foi anunciada pelo Banco do Brasil no ano passado. Num primeiro momento houve a criação das subsidiárias BB Aliança Participações S.A e BB Seguros Participações S.A. Além disso foi firmada uma parceria com o grupo espanhol Mapfre.
Em 2008 o mercado de capitalização respondeu por 0312% do PIB nominal brasileiro com receita de R$9 bilhões. Até novembro de 2009 o mercado já havia arrecadado R$91 bilhões alta de 127% em relação a igual período do ano anterior. Hoje 9984% do setor estão concentrados em dez empresas.
Fonte: O Globo / CONTEC
‘