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O acordo encontra-se vencido mas os representantes do Banco informaram que em breve fará contato com a representação da CONTEC para a renovação do plano.
1.1 – CONSELHO DE SAúDE
Até hoje ainda não houve composição do conselho. O Banco pediu que a CONTEC indicasse três nomes para consolidar o conselho de saúde o mais breve possível.
02 – DEMISSõES
Tendo em vista a ocorrência de varias demissões em nível nacional a CONTEC indagou sobre o assunto. Lembrou que no momento da fusão foi conversado sobre as demissões e fechamento das agências e centros administrativos.
Agora no entanto o Banco está fechando agências e centro administrativos – CAU. Muitos funcionários não estão sendo realocados e são demitidos mesmo conhecendo os serviços sendo dedicados e cumpridores de metas.
O Banco afirmou que muitos foram demitidos por não se adaptarem ao sistema do novo banco: ITAU/UNIBANCO S.A. Segundo eles a maioria recusou-se a mudar do lugar de serviço.
A CONTEC perguntou sobre os critérios adotados para essas demissões e se o Banco vai continuar demitindo em grande quantidade alegando excesso de funcionários. A CONTEC lembrou também que ao contrário do que o Banco alega o que se vê hoje são filas e as agências lotadas comprovando a necessidade de novos funcionários e não de demissões.
O Banco disse que contratou muitos funcionários mas a CONTEC reafirmou que ainda faltam funcionários. Disse não entender porque os funcionários estão sendo demitidos causando até prejuízos ao Banco como o pagamento de multas diárias por falta de cumprimento do prazo devido.
A CONTEC afirmou que funcionários capacitados conhecedores dos serviços internos são trocados. Muitas vezes dois por quatro que além de não conhecerem o serviços não são treinados não estão capacitados para realizar serviços elementares.
O Banco respondeu que este ajuste foi necessário e a CONTEC insistiu que no processo de demissão deveria ter critérios mais técnicos e não critérios injustificáveis.
03 – PRESSãO E CONVITE PARA DIGIRENTES SINDICAIS SAíREM DO BANCO ITAú/UNIBANCO S.A.
A CONTEC constatou esta atitude que nada contribui para as boas relações sindicais. Para ela trata-se de um desrespeito para com as entidades sindicais pois qualquer acordo deve impreterivelmente passar pela comunicação das entidades sindicais.
Como exemplo citou que a diretora de um sindicato que cumpre com quase 60% das metas exigidas pela agência é elogiada e em seguida surpreendida com o convite para sair do banco em troca de uma indenização. A CONTEC disse que essa falta de respeito não deve se repetir com nenhum trabalhador.
04 – ASSéDIO MORAL
Como o assédio moral segue na vertical e na horizontal a CONTEC propôs ao Itaú/Unibanco S.A. a confecção de uma cartilha sobre o assunto de forma didática. Disse ainda que tal publicação deve circular internamente para que todos os funcionários conheçam melhor o que é o assédio moral para acabar de vez com essa prática constante no Banco.
05 – TRANSFERêNCIA
Para funcionários que não foram escolhidos para exercer funções sobraram as transferências. Alguns são transferidos por 15 dias e depois demitidos. Outros são transferidos durante 30 60 ou 90 dias. Deixam a família modificam sua rotina para estar a cada momento em um município.
A CONTEC entende que esta é uma forma de jogar psicologicamente com os funcionários para que os mesmos peçam demissão por cansaço.
06 – PRESSãO POR CUMPRIMENTO DE META
A CONTEC reafirmou a necessidade de que alguns gestores modifquem a maneira de cobrar as metas distribuídas. Disse que não cabe mais nos tempos de hoje o uso de palavras pejorativas agressivas e insinuantes.
O Banco ITAú/Unibanco S.A. disse que realmente não há mais espaço para esse tipo de gestor. A CONTEC solicitou que o banco converse com os superintendentes sobre a falta de diálogo dos mesmos para com todos os funcionários pois hoje superintendentes tem diálogo somente com os GO. Antes os superintendentes tinham contato com todos os funcionários e pequenos problemas localizados eram resolvidos.
Hoje se verifica uma distância muito grande no relacionamento dos mesmos com os demais funcionários. A CONTEC pediu ao banco que faça uma verificação se os agressores não estão portando a doença do MAU HUMOR e outras.
07 – FITA DE CAIXA
Sobre a retirada da fita de caixa a CONTEC expôs a dificuldade do caixa em procurar as diferenças às vezes ocorridas. O banco informou que a calculadora já retornou. E sugeriu que os caixas utilizem os códigos 901 e 902 para autenticar vários documentos e assim evitarão possíveis diferenças.
08 – HOMOLOGAçõES
Com a saída no PDV e demissões feitas pelo Banco os funcionários com conhecimento prática e competência deixaram o setor de homologações debilitado. Na troca de dois experientes por quatro sem nenhum conhecimento as homologações lamentavelmente estão descontroladas.
O Banco tem depositado o valor da rescisão em 4 dias no entanto não consegue fazer a homologação na data devida. Como consequência o ITAU/UNIBANCO S.A. passou a pagar muitas multas por não cumprir o prazo. O Banco disse que está tomando providências e que pretende regularizar este setor.
A CONTEC fez o apelo para readmitir os funcionários demitidos por antiguidade com o objetivo de regularizar o setor de homologações. Pois muitas vezes o demitido é convidado a trabalhar em outro emprego e fica prejudicado ao iniciar seu trabalho em outra empresa pois não é dada baixa em sua carteira.
09 – FéRIAS DE 10 DIAS
A CONTEC denunciou ao banco que o período de 30 dias consecutivos de férias está sendo lesado. Os funcionários estão sendo forçados a tirar 20 dias de férias dividido em duas vezes de 10 dias. E que a orientação do Banco é que optem por iniciar o gozo a partir de quarta-feira.
A CONTEC afirmou ao banco que férias é de 30 dias consecutivos salvo a pedido do funcionário para venda dos 10 dias. Quaisquer modificações devem ser voluntárias e a pedido de cada funcionário pois férias é um direito de qualquer trabalhador. Sem falar que o descanso é necessário para manutenção da boa saúde do trabalhador.
O banco alegou que pratica estes fatos pois vê muitas dificuldades em atender principalmente nos meses de janeiro fevereiro julho e dezembro.
10- ESTAGIáRIO/APRENDIZ
A CONTEC fez denúncias sobre o trabalho dos estagiários quanto ao não cumprimento das 4 horas excessiva jornada e desvio de funções. O que desrespeita a LEI DO ESTáGIO (LEI Nº 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008) . Também disse que os estagiários trabalham na preparação de documentos da área operacional o que entendemos ser incorreto.
O APRENDIZ executa serviços que não acrescentam nada e ficam restritos ao serviços de entrega de documentos e por isto a CONTEC solicitou providências.
11 – HORAS EXTRAS/ACORDOS INDIVIDUAIS
A CONTEC solicitou que o Banco não endosse acordos individuais diários para trabalhos extras. Exemplo: O funcionário é designado a trabalhar algumas horas extras e em seguida verificando a não necessidade dispensa o mesmo.
12 – DEFICIENTE FíSICO – Cota de 5%
A CONTEC questionou sobre o cumprimento da cota de 5% de funcionários portadores de deficiência física conforme determina a legislação brasileira. O Banco respondeu que está se empenhando para o cumprimento da lei e está em atividade de qualificação piloto em conjunto com os demais bancos.
13 – CONTROLE DE IDA AO BANHEIRO
A CONTEC fez denúncia sobre a perseguição aos funcionários até na ida ao banheiro. A CONTEC disse que o Banco está retrocedendo ao século passado. Um Banco que está em primeiro lugar não necessita perseguir funcionários que precisam ir ao banheiro. Inclusive evitando afastamento de funcionário por licença médica por estar com infecção urinária.
14 – REPOUSO E PAUSA
O intervalo de 15 minutos para descanso e alimentação não está sendo cumprido em nível nacional. Os funcionários devido ao excesso de serviço estão se alimentando no meio do trabalho. A CONTEC solicitou ao Banco que oriente os gestores a organizar os trabalhos do dia a dia para que todos tenham o horário para alimentação. A NR 17 também não está sendo cumprida pelo Banco.
A cada 50 minutos trabalhados deve haver uma pausa de 10 minutos. E para os funcionários que tem a jornada de 8h é solicitada que os mesmos façam seu almoço em apenas 1 hora. A CONTEC disse que o banco não está cumprindo o repouso e pausa prejudicando e respeitando as horas para alimentar e consequentemente prejudicando a saúde dos funcionários.
15 – GERENTES RESPONSáVEIS POR DUAS AGêNCIAS
A CONTEC denunciou o fato do banco colocar um gerente responsável por duas agências. Além da falta de segurança os mesmos necessitam desdobrar com o acúmulo de responsabilidade.
16 – SEGURANçA BANCáRIA
A CONTEC perguntou ao banco se o novo modelo de agência com equipamento modernos de segurança serão implementados em todas as regiões. O banco ficou de dar esta resposta em breve.
17 – PAPELETA
O fechamento através de prazo não será contado no AGIR.
Participaram da reunião representando o banco Itaú/Unibanco S.A.: Dr.Geraldo Luis Miguel Martins (superintendente de Relações Sindicais do Banco) Dr. Romoaldo Garbos Flávia Junqueira e Elizabeth Lucas Martins.
Pela CONTEC: Rumiko Tanaka (diretora de finanças); Alvimar Paiva (Feeb MG/GO/TO/DF); Sérgio Luis da Costa (SEEB/GO); Rômulo Cavalcante Leite (SEEB/AM); Fábio Massote Chaves (SEEB/Varginha); Vanilson Miranda Silva (Sintraf/ Governador Valadares); Jacira Carvalho da Silva Torres (SEEB/GO); Wilson José Grande (Seeb/Varginha); e Agnaldo Alves Viana (Sintraf/ Poços de Caldas).
Sobre algumas indagações feitas pela CONTEC e que não tiveram resposta imediata o banco ficou de se posicionar em breve.
Representantes da CONTEC estiveram presentes na reunião. O SINTEC-TO não enviou representante devido a agenda atribulado da diretoria. Contudo está acompanhando as negociações e está disponível para qualquer tipo de colaboração.
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