‘Os diretores do Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) e dirigentes Sindicais de todo o país estão participando do encontro que definirá as pautas de reivindicações que serão entregues à Fenaban e aos bancos públicos.O XLIV Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários – Planificação da Campanha Salarial 2015 iniciou nesta quinta-feira 30 em Foz do Iguaçu (PR).
Lourenço do Prado presidente da CONTEC ao falar na abertura do Encontro fez uma análise da conjuntura política do país nas questões de interesse dos trabalhadores com ênfase ao PLC 30/2015 que trata da terceirização e que já foi aprovado na Câmara dos Deputados. Segundo Lourenço somente a firme atuação do movimento sindical junto aos parlamentares fará com que este projeto de lei tão prejudicial à classe trabalhadora não seja também aprovado no Senado.
Após a abertura o professor de educação física e palestrante Itamar Vicente Ribeiro ministrou uma palestra aos presentes sobre qualidade de vida. Durante duas horas o professor Itamar prendeu a atenção da plateia com uma palestra dinâmica e muito vibrante.
No período da tarde foi apresentada uma nova palestra ministrada pelo economista do DIEESE Cid Cordeiro Silva. Na palestra Cid tratou do sistema financeiro nacional da conjuntura econômica atual do país do emprego bancário e da negociação com os bancos além de apresentar números a respeito da trajetória do HSBC no país cuja operação no Brasil está à venda.
“A CONTEC tem o compromisso moral e ético de defender o emprego dos funcionários do HSBC. A CONTEC não medirá esforços para preservar os postos de trabalho no banco” afirmou Lourenço do Prado.
O presidente do SINTEC-TO Crispim Batista Filho reafirmou o compromisso em defender os interesses e direitos dos bancários e lutar por mais conquistas de benefícios . "A luta é por um salário melhor pela nomeação dos concursados e contratação de mais funcionários no caso dos bancos particulares. Queremos mais saúde mais segurança e sem dúvida melhores condições de trabalho" afirmou Crispim.
Ainda na ocasião estão sendo ministradas palestras discutidas as pautas de reivindicações.A pauta de reivindicações será entregue à Fenaban no dia 11 de agosto.
(Com informações da CONTEC)’