‘As pessoas mais ricas tendem a se aposentar com menos idade que as mais pobres segundo um estudo feito pelos pesquisadores Rogério Nagamine Costanzi e Graziela Ansiliero do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
O governo prepara a reforma da Previdência e um dos pontos mais polêmicos em estudo é o estabelecimento de uma idade mínima –de 65 anos provavelmente– para que a pessoa possa se aposentar.
O estudo aponta que as pessoas com mais escolaridade e que ganham salários maiores normalmente se aposentam na faixa dos 50 anos –com 54 anos em média– usando o critério do tempo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Por outro lado aponta a pesquisa os mais pobres tendem a se aposentar somente após os 60 anos por outra categoria de aposentadoria a por idade que exige que a pessoa tenha no mínimo 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres) e menos tempo de contribuição só 15 anos. A idade média das pessoas que se aposentam por idade é de 63 anos.
Quem não conseguiu os 15 anos de contribuição tem mais de 65 anos de idade e é de baixa renda pode receber ainda outro benefício do INSS o BPC/Loas (Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social). Quem recebe esse benefício tem em média 66 anos segundo o estudo.’