‘
A abertura da reunião foi feita pelo Diretor Dr. Marcelo Orticelli acompanhado pelo Dr. Marco Antonio de Oliveira o novo superintendente Carlos Alberto dos S. Sobrinho e Romualdo Garbos.
A CONTEC foi representada pelo seu vice-presidente Gladir Antonio Basso acompanhado da Diretora de Finanças da CONTEC Rumiko Tanaka; Alvimar Paiva (FEEB MG GO TO DF); Renato Marcos Dambroz (FEEB SC); Manoel Rubens Rocha Rodrigues; Rômulo Cavalcante Leite (FEEB NNE/SEEB Amazonas); Serafim Gianocaro (FENESPIC); Sérgio Luiz da Costa; Jacira Carvalho da Silva (SEEB Goiás); Régis Tatsch Kilian (Delegacia da CONTEC RS); Vanilson Miranda Silva (SINTRAF Governador Valadares-MG); Agnaldo Alves Viana (SINTRAF Poços de Caldas-MG); e Wilson José Grande (SEEB Varginha-MG).
Tendo em vista as mudanças ocorridas no setor de RH do Itaú/Unibanco S.A. o Diretor Dr. Marcelo Orticelli expôs inicialmente seus objetivos com relação aos procedimentos na área de Recursos Humanos e Relacionamento com as entidades sindicais.
Orticelli destacou a importância de manter o diálogo e a transparência como fatores fundamentais para um bom entendimento entre as partes na solução de problemas e construção de Acordos Específicos.
– PCR-Participação Complementar nos Resultados.
Com relação a este assunto ficou acordado que será agendada nova reunião específica sobre o PCR.
– Demissões e fechamento de agências.
Os representantes do Banco ouviram o relato e o pleito da CONTEC no sentido de não serem demitidos tantos funcionários como ocorreu em 2011 seguindo em 2012. O Diretor Dr. Marcelo Orticelli ficou de avaliar as ponderações no entanto afirmou que foram contratados novos funcionários na mesma proporção das demissões.
– Dimensionamento das Unidades
A CONTEC colocou que existem agências com mínimo de funcionários. O que prejudica o desempenho do trabalhador bancário e ainda resulta no atendimento precário dos cliente. Algumas agências diminuíram os Caixas consequentemente aumentando as filas de espera. A CONTEC pediu para que fosse visto este redimensionamento e colocasse mais funcionários nos Caixas de Agências.
– Fechamento do Clube Social Itaú em Minas Gerais
Este assunto ficou de ser tratado com o gerente da área responsável.
– Comissão de acompanhamento Saúde Itaú
A CONTEC cobrou a formação desta Comissão pois não há acompanhamento. A CONTEC destacou que os funcionários são apenas informados sobre as ações já ocorridas sem qualquer participação. O diretor ficou de tomar providências no sentido de compor esta comissão.
– Comissão de Conciliação Prévia – CCP
A CONTEC relatou sobre as dificuldades encontradas nesta Comissão pois o que vem ocorrendo é que as propostas conciliatórias na CCP são infinitamente menores que as audiências de Conciliação em âmbito Judicial.
Este assunto também será avaliado para encaminhar novos procedimentos. No final da reunião o Banco Itaú/Unibanco S.A. fez uma apresentação gráfica sobre dados estatísticos do Plano de Saúde do banco.
Vários assuntos sobre Assédio Moral foram colocados ao novo Diretor. Foram citados como exemplo: a cobrança e pressão de metas por telefone (150%); 9000 autenticações e outros assuntos como estrutura física das agências; falta de mobília; ar condicionado sem condições de uso; ombudsman sem respeito ao sigilo bancário; desvio de função; reuniões após expediente em Hotel sem pagamento de Horas-Extras; marcação do ponto eletrônico; continuidade das atividades sem registro e outras práticas negativas.
Após vários relatos e depoimentos o Diretor ficou de verificar de forma geral todos os problemas apontados e agendar nova reunião para prosseguir dialogando e procurando soluções para amenizar e resolver as irregularidades que vem ocorrendo.
Avaliação: foi uma reunião em que apontamos os problemas mais graves que ocorrem e entendemos que o novo Diretor Dr. Marcelo Orticelli irá verificar e dar uma resposta breve.
Orientação: Repassar aos funcionários do Itaú/Unibanco S.A. para acompanhar as próximas reuniõess que deverão ocorrer ainda no mês de abril de 2012.
‘