A representação CONTEC reivindica a participação dos trabalhadores pertencentes ao fundo de pensão SANTANDERPREV para participarem do processo eleitoral dos cargos de administração do referido fundo tendo como objetivo a participação da escolha dos seus representados pelo voto direto com eleições democráticas. Desta forma a representação CONTEC repudia a forma antidemocrática que está sendo aplicada pelo banco.

Foi reivindicado também pelo Presidente da CONTEC Sr. Lourenço do Prado a assinatura do Acordo Marco Global Continental das Américas pois será feito o lançamento conjunto das Américas com o Santander com o objetivo de alcançar os mesmos direitos e princípios de igualdade entre os países onde o Santander se faz presente.

Os representantes do Banco informaram com relação ao plano de previdência complementar SantaderPrev que a indicação dos referidos representantes está sendo realizada de acordo com a lei 108 e 109.

Com relação ao Acordo Marco Continental o banco não vê a necessidade de fazer a referida assinatura pois o banco Santander entende que respeita as legislações específicas de cada país.

1. Programa de Remuneração Variável – Resultado Super Ranking da Agência Reiteramos a reivindicação no sentido de aos dirigentes sindicais oriundos do “BANESPA” e os Pré-75 que na ativa se encontravam e não migraram seja facultado o direito de perceber os direitos mencionados no caput afim de que não sejam prejudicados e nem discriminados; Os representantes do banco irão fazer um levantamento de quantos trabalhadores não migraram e irão verificar a possibilidade de fazer a regularização. Com relação ao Programa de Remuneração Variável e Apólice 18. A representação COE/CONTEC aguardará o posicionamento do banco.

2. Licença remunerada pré-aposentadoria – “Pijama” A representação COE/CONTEC reitera o pedido de prorrogação da cláusula acima por tempo indeterminado pois recentemente cláusula semelhante foi renovada com as representações sindicais espanholas (Comisiones Obreras – CCO e UGT – Espanha) a licença remunerada pré-aposentadoria. Em se tratando de um mesmo grupo econômico em todo o mundo entendemos que a cláusula deve ser uniformemente estendida a todos os trabalhadores assegurando-se a todo o funcionalismo os mesmos direitos. A representação do banco entende que não há espaço para abertura do referido programa no Brasil pois segundo o banco o programa já alcançou o seu objetivo. A representação COE/CONTEC insistirá na abertura do referido programa.

3.Gratificação semestral – A representação COE/CONTEC reivindica o pagamento especialmente aos funcionários do Ex-Banespa e Ex-Banco Real de Gratificação Semestral como já vem sendo deferido há muitos anos aos bancários que trabalham em outros Estados da Federação tais como Rio Grande do Sul Bahia Sergipe e Paraíba. Referido o direito deverá ser pago aos bancários no final de cada semestre. O banco se propõe que nos estados onde há o pagamento da referida gratificação o banco concorda em fazer o pagamento mensal fracionado da referida gratificação desde que todos os estados concordam. A representação COE/CONTEC reitera o pedido do pagamento para todos os Estados.

4. Falta de funcionários – A representação COE/CONTEC destaca que um dos grandes problemas por que vem passando as agências como a de União da Vitória é a falta de funcionários vez que a dependência conta com apenas cinco (5) empregados onde antes trabalhavam pelos menos oito (8). Segundo informações o Banco não está permitindo novas contratações. Os funcionários estão com grande sobrecarga de trabalho o que gera insatisfações ao bancário/a e insegurança no trabalho. O banco fará um levantamento para este caso específico e nos posicionará e nos informa que o banco está contratando novos funcionários. A representação COE/CONTEC aguarda posicionamento.

5. Nova estrutura de Recursos Humanos – Reivindicamos com a brevidade possível seja agendada nova reunião com o movimento sindical para os esclarecimentos necessários da parte do Banco sobre a Nova Estrutura de Recursos Humanos dessa instituição financeira. O banco irá nos posicionar e marcar a devida apresentação para o mês de março de 2011. A representação COE/CONTEC aguardará o agendamento da reunião.

PENDêNCIAS DA REUNIãO DO DIA 18/11/2010
• Painel clima regional Rede 4 Regional Franca e Barretos: O banco informa que irá apurar os fatos considerando as informações complementares apontadas pela COE/CONTEC e que retornará em reunião a ser agenda oportunamente. A representação COE/CONTEC entregou uma foto do referido painel nesta data e aguardará o posicionamento para próxima reunião.

ASSUNTOS EXTRA PAUTA

• PLR – Participação nos Lucros e Resultados: A representação COE/CONTEC solicitou o pedido de antecipação da PLR para o próximo pagamento de fevereiro pois a publicação do balanço se dará no dia 03/02/2011.Os representantes do banco no informaram que irão verificar a possibilidade de atender ao pedido e se possível fará o pagamento no dia 18/02/2011 como data indicativa.

• Demissões de funcionários na agência de Caxias do Sul/ RS: A representação COE/CONTEC solicitou esclarecimentos a respeito das cinco demissões simultâneas ocorridas na referida agência. O banco informou que foi feito uma auditoria na agência que apontou graves erros e que não encontraram outra possibilidade.

•Descriminação de promoção entre funcionários do Banco Real e Santander: A representação COE/CONTEC pede para que façam uma verificação a respeito pois chegaram essas informações de fatos que estão ocorrendo em agências na região de Franca. Há informações de que está ocorrendo privilégio nas nomeações de cargos. O banco informa que não faz esse tipo de discriminação e que irá verificar as denúncias.

Diretoria Executiva da CONTEC

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.