‘Nesta sexta-feira (21/10) em Brasília a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC se reuniu com a comissão de negociação da CAIXA ECONôMICA FEDERAL dentro da mesa permanente de negociação. A comissão Caixa teve a coordenação do empregado Almir Márcio Miguel e a Comissão CONTEC teve a coordenação da Diretora de Finanças da entidade Rumiko Tanaka.
A reunião teve inicio com a apresentação pela ANEAC- Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da CAIXA de um vídeo institucional com o histórico da entidade bem como das atividades desenvolvidas pelos profissionais engenheiros e arquitetos. Após a apresentação foi feita a proposta de Reconhecimento Pecuniário Complementar para a carreira dos profissionais arquitetos e engenheiros.
Em seguida a comissão CONTEC apresentou a CAIXA preocupação com as condições de trabalho existentes nas agências que foram inauguradas com pequeno número de empregados. Isto porque a situação está causando adoecimento de empregados dessas unidades; há dificuldade de operacionalização de atividades básicas da unidade como atendimento ao trabalhador volume de autenticação incompatível com o número de CAEX burla no SIPON; senhas gerenciais compartilhadas com estagiários e prestadores de serviço; entre outros problemas.
A Comissão CONTEC cobrou da CAIXA a imediata contratação de empregados para suprir a demanda existente nessas unidades. E exigiu o cumprimento do ACT referente a proibição de cobrança de metas via rede social no celular do gestor o que vem ocorrendo de forma continuada em diversas superintendências da CAIXA.
A Comissão CONTEC externou também a preocupação de todo o corpo funcional da empresa quanto à situação da FUNCEF. Cobrou da CAIXA posicionamento sobre a atuação dos diretores nomeados pela empresa tendo em vista várias denúncias que estão sendo veiculadas pela imprensa e ainda os sucessivos déficits que a fundação apresenta. O que evidência os problemas de gestão da FUNCEF.
AVALIAçãO:
Avaliamos como importante a reunião tendo em vista a apresentação de reivindicações da carreira profissional e a apresentação de várias problemas com as condições de trabalho na empresa. Isso evidencia a importância desse canal de negociação permanente na solução de vários problemas que os empregados da CAIXA enfrentam no desenvolvimento de suas atividades.
(Diretoria Executiva da CONTEC)’