‘Agreve dos bancários no Tocantins continua crescendo nesta segunda-feira 19 completam 14 dias de greve e 119 agências bancárias estão fechadas no Estado. O presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) Crispim Batista Filho avalia a greve como positiva e destaca união da categoria.
“ Os bancários estão mobilizados e a tendência é continuar crescendo. A greve está obedecendo tudo que a lei exige e está tranquila. Nossa luta continua em defesa dos direitos da categoria e melhorias no atendimento para população” ressalta Batista Filho.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) continua ignorando os bancários e não sinalizou reabrir as negociações. O único interesse dos bancos são os lucros. Fica claro que os patrões não estão importando com o trabalhador e tão com os transtornos causados com a greve.
A Fenaban insiste na vergonhosa na contraproposta de 55% de reajuste e abono de R$25 mil. O índice sequer repõe as perdas inflacionárias do período e já foi rejeitado pelos bancários.
A greve dos bancários iniciou no último dia 06/10. As negociações da Campanha Salarial 2015 tiveram início no dia 11/08 quando foi entregue a pauta reivindicações dos bancários à Fenaban Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Neste ano os trabalhadores em bancos reivindicam reajuste de 5% de aumento real mais INPC dos últimos doze meses (setembro de 2014 a agosto de 2015); piso salarial com base no valor calculado pelo Dieese (R$ 3.29966 em junho); maior participação nos lucros e resultados; combate às metas abusivas e ao assédio moral; fim das terceirizações e das demissões nos bancos; melhoria da segurança nas agências e no ambiente de trabalho para prevenir e combater doenças ocupacionais.’