‘Esse índice é usado para calcular as aposentadorias e leva em conta a idade do trabalhador o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida no momento de aposentadoria. Na maioria das vezes o fator previdenciário reduz os benefícios em relação ao salário de contribuição.
A comissão aprovou o parecer do relator deputado Germano Bonow (DEM-RS) que foi favorável à proposta sem alterações.
Voto em separado
Durante a reunião a deputada Rita Camata (PMDB-ES) apresentou voto em separado para que o projeto considerasse no cálculo da aposentadoria os melhores salários-de-contribuição referentes a 70% do período contributivo. A proposta do Senado considera os últimos 36 meses o que a deputada afirma ser um prazo muito curto. Segundo ela da forma como está o projeto corre o risco de ser vetado ou de atender apenas a quem tem melhores condições de vida que vai contribuir nos últimos meses com valores mais elevados.
Diversos deputados reconheceram a importância da emenda apresentada por Rita Camata mas argumentaram que qualquer alteração no texto do Senado poderia atrasar a tramitação da proposta. Germano Bonow lembrou que a possibilidade de veto existe em qualquer projeto e defendeu a aprovação sem alterações como foi aceito na comissão.
O projeto ainda será analisado por duas comissões (Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania) e pelo Plenário.
Fonte: Agência Câmara’