O relator da matéria deputado Júlio Delgado (PSB/MG) apresentou ao texto parecer contrário. Isto é caso seu parecer seja aprovado a mensagem será arquivada. Desse modo alertamos o movimento sindical pois caso a mensagem seja arquivada nesta legislatura somente na próxima poderá ser reapresentada.
O parecer contrário do relator à mensagem está na pauta para votação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e só não foi votado nesta quarta-feira (11) porque o deputado Vieira da Cunha (PDT/RS) pediu vistas da matéria.
Vieira da Cunha que é relator da mensagem que ratifica a Convenção 151 pretende apresentar voto em separado contra o relatório de Delgado e a favor a ratificação da Convenção 158. é ele quem chama atenção para a possibilidade de a matéria cair na Comissão caso o movimento sindical não pressione o colegiado à rejeitar o parecer do deputado Júlio Delgado.
A Comissão agendou nova reunião para a próxima quarta-feira (18) quando poderá votar ambos os pareceres às mensagens presidenciais. Assim para garantir que as normas sejam aprovadas na Comissão de Relações Exteriores é necessário intensa mobilização do movimento sindical. Do contrário não é exagero afirmar que a Convenção 158 está ameaçada.
Fonte: Diap