Orientações para emissão de CAT/sem afastamento por motivo de assalto

-Procurar um médico da sua confiança (psiquiatra ou médico do trabalho) que lhe dê um laudo que conste o diagnóstico provável e o CID 10. Nesse laudo deve constar o nome e o CRM dados necessários à emissão da CAT.

-Entre no site www.dataprev.gov.br/servicos/cat/cat.shtm e faça download (baixar arquivo) no seu computador para emissão da CAT.

-Preencha o formulário CAT inclusive os dados do laudo médico registre o nome o CRM do médico no CAMPO II – ATESTADO MéDICO.

-No campo 5 do formulário consta CNAE – Classificação Nacional de Atividade Econômica – este nº encontra-se no documento de CNPJ da empresa ou no Anexo do Decreto 2.173/97. NO campo 26 do formulário consta CBO – Código Brasileiro de Ocupação – este nº será encontrado no site www.mtecbo.gov.br ou no próprio campo do formulário onde aparecerá um atalho de acesso para consulta do CBO.

-O próprio sistema emitirá um protocolo de entrega que deverá ser guardado com o bancário para fins preventivos.

O que é estresse pós-traumático?

O estado de estresse pós-traumático é uma resposta tardia ao trauma provocado pela tentativa e/ou assalto a banco ou de seus familiares.

Sintomas:

-Insônia dificuldade para dormir ou permanecer dormindo;

-Crises de choro – Resposta exagerada ao susto;

-Revivescências (flashbacks) da cena traumática;

-Evitar situações semelhantes ou associadas ao sequestro e/ou assalto a banco;

-Esforços para evitar pensamentos sentimentos ou conversas associadas ao trauma;

-Esforços para evitar atividades lugares ou pessoas que tragam lembrança do trauma;

-Interesse diminuído em atividades importantes;

-Distanciamento afetivo (afastamento de outras pessoas das relações sociais);

-Irritabilidade ou explosões de raiva;

-Hipervigilância (excessiva preocupação);

-Dificuldade de concentração (atenção flutuante).

As revivescências podem ser acompanhadas por uma reação emocional de pânico como sudorese taquicardia falta de ar palpitações palidez e dor abdominal. Também é frequente a apresentação de sintomas como gastrite hipertensão arterial sangramentos e outros.

Os sintomas podem aparecer imediatamente após o assalto e desaparecer em poucas horas ou dias. O quadro pode se desenvolver após semanas e se consolidar meses depois do evento traumático. Dependendo do caso o quadro pode tornar-se crônico. Por isso o tratamento indicado pode ser psicoterapia tratamento psiquiátrico ou intervenções psicossociais (resgate do lazer atividades físicas e esportivas leitura etc).

Atenção!!!

Ao contrário dos casos de acidente ou doença profissional essa CAT/Assalto não requer afastamento das funções: ela é o registro da exposição a que o bancário foi submetido. é indispensável que o trabalhador guarde suas vias de cada uma delas. Se futuramente a pessoa vier a desenvolver quadros de doenças (hipertensão e problemas psicológicos por exemplo) as CAT’s serão documento que comprovará o nexo entre o distírbio e as condições de trabalho.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.