‘
Orientações para emissão de CAT/sem afastamento por motivo de assalto
-Procurar um médico da sua confiança (psiquiatra ou médico do trabalho) que lhe dê um laudo que conste o diagnóstico provável e o CID 10. Nesse laudo deve constar o nome e o CRM dados necessários à emissão da CAT.
-Entre no site www.dataprev.gov.br/servicos/cat/cat.shtm e faça download (baixar arquivo) no seu computador para emissão da CAT.
-Preencha o formulário CAT inclusive os dados do laudo médico registre o nome o CRM do médico no CAMPO II ATESTADO MéDICO.
-No campo 5 do formulário consta CNAE Classificação Nacional de Atividade Econômica este nº encontra-se no documento de CNPJ da empresa ou no Anexo do Decreto 2.173/97. NO campo 26 do formulário consta CBO Código Brasileiro de Ocupação este nº será encontrado no site www.mtecbo.gov.br ou no próprio campo do formulário onde aparecerá um atalho de acesso para consulta do CBO.
-O próprio sistema emitirá um protocolo de entrega que deverá ser guardado com o bancário para fins preventivos.
O que é estresse pós-traumático?
O estado de estresse pós-traumático é uma resposta tardia ao trauma provocado pela tentativa e/ou assalto a banco ou de seus familiares.
Sintomas:
-Insônia dificuldade para dormir ou permanecer dormindo;
-Crises de choro Resposta exagerada ao susto;
-Revivescências (flashbacks) da cena traumática;
-Evitar situações semelhantes ou associadas ao sequestro e/ou assalto a banco;
-Esforços para evitar pensamentos sentimentos ou conversas associadas ao trauma;
-Esforços para evitar atividades lugares ou pessoas que tragam lembrança do trauma;
-Interesse diminuído em atividades importantes;
-Distanciamento afetivo (afastamento de outras pessoas das relações sociais);
-Irritabilidade ou explosões de raiva;
-Hipervigilância (excessiva preocupação);
-Dificuldade de concentração (atenção flutuante).
As revivescências podem ser acompanhadas por uma reação emocional de pânico como sudorese taquicardia falta de ar palpitações palidez e dor abdominal. Também é frequente a apresentação de sintomas como gastrite hipertensão arterial sangramentos e outros.
Os sintomas podem aparecer imediatamente após o assalto e desaparecer em poucas horas ou dias. O quadro pode se desenvolver após semanas e se consolidar meses depois do evento traumático. Dependendo do caso o quadro pode tornar-se crônico. Por isso o tratamento indicado pode ser psicoterapia tratamento psiquiátrico ou intervenções psicossociais (resgate do lazer atividades físicas e esportivas leitura etc).
Atenção!!!
Ao contrário dos casos de acidente ou doença profissional essa CAT/Assalto não requer afastamento das funções: ela é o registro da exposição a que o bancário foi submetido. é indispensável que o trabalhador guarde suas vias de cada uma delas. Se futuramente a pessoa vier a desenvolver quadros de doenças (hipertensão e problemas psicológicos por exemplo) as CAT’s serão documento que comprovará o nexo entre o distírbio e as condições de trabalho.
‘