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O plano é remover as últimas dez fileiras de assentos dos 250 aviões da companhia e substituí-los por 15 fileiras de assentos verticais. Dois banheiros da parte de trás também poderiam ser removidos.
De acordo com o presidente-executivo da Ryanair Michael OLeary testes para avaliar a segurança dos assentos verticais serão realizados no ano que vem.
As mudanças ajudariam a incluir entre 40 e 50 passageiros a mais em cada voo. Os passageiros continuariam usando cintos de segurança que passariam por cima do ombro assim como os utilizados atualmente pela tripulação durante os voos.
Segurança
O projeto foi detalhado em um programa de TV na Grã-Bretanha e recebeu críticas da Autoridade de Aviação Civil do país que questionou a segurança dos assentos.
A Agência de Segurança de Aviação Europeia (Easa na sigla em inglês) também reagiu negativamente à ideia dizendo que suas regras teriam de ser reescritas para que fossem permitidos assentos verticais nos voos da Ryanair.
As especificações da Easa ditam que um assento tem de ser oferecido para cada ocupante que completou seu segundo aniversário.
Esta ideia é inédita e improvável de ser aprovada em um futuro próximo afirmou um porta-voz da Easa.
Já o porta-voz da companhia Stephen Mcnamara disse que eles estão confiantes que os assentos vão passar nos testes de segurança.
A Boeing consegue mandar um homem para a lua então tenho certeza de que eles conseguem transformar estes (assentos) em um sucesso afirmou McNamara.
A companhia admite porém que as duas ideias inovadoras – cobrança pelo uso de banheiros e assentos verticais – estão em fases bem iniciais.
Os testes de segurança começariam em 12 meses e os planos são viabilizar o projeto em um prazo de entre 18 meses a dois anos.
Além disso os aviões com assentos verticais seriam inicialmente utilizados apenas em voos de curta duração de menos de uma hora apesar de haver planos de instalar os lugares alternativos também em voos mais longos no futuro.
A Ryanair se defendeu das acusações de que suas ideias são apenas uma forma de atrair publicidade.
As pessoas sempre são lentas para aceitar as mudanças que a indústria de aviação enfrenta apesar de ela já estar praticamente irreconhecível se comparada àquela existente há 20 ou 30 anos disse o porta-voz da companhia.
Nós já retiramos balcões de check-in uma ideia que há dois anos as pessoas consideravam uma piada. Nós acreditamos completamente que estas novas propostas são o futuro.
Fonte: G1
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